Memórias

Escritor paraibano diz em livro que João Pessoa odiava o pai

13 de agosto de 2020

Lendo o livro de José Caitano de Oliveira “A Saga de 1930 e o doido da Paraíba” constato que embora o presidente João Pessoa tenha aparecido como herói da Paraíba graças a caneta de historiadores ligados à Aliança Liberal, o pai dele, Cândido Clementino, não passou de uma figura apagada.

Estou no primeiro capítulo do livro que tem 342 páginas e está na sua segunda edição, por isso não vou debulhar seu conteúdo aqui. Sei que é polêmico e que sua publicação quase tira o resto do juízo de Wellington Aguiar, ferrenho defensor do falecido ex-presidente do Estado. Chamou-me, porém, a atenção, essa verdade sobre o pai de João Pessoa. Por que foi tão inexpressivo na história do Estado e na formação do filho?

Segundo Caitano, que cita fontes como Ademar Vidal, Zé Américo e o próprio Wellington Aguiar, João Pessoa foi criado pelos tios. Com os tios morou em Cabaceiras e em Guarabira. De Guarabira foi para o Rio sob a proteção do tio mais famoso, Epitácio Pessoa.

Caitano afirma que João Pessoa odiava o pai, mas não detalha a origem desse ódio.

Dessa parte eu quase discordo.

E o faço por um motivo muito simples: foi por causa do pai que João Pessoa passou a odiar a família de Zé Pereira.

Um parente próximo do coronel trocou murros com o pai de João Pessoa em Monteiro, anos antes dele se tornar presidente do Estado da Paraíba. O parente de Zé Pereira se chamava Inocêncio e, como o pai do ex-presidente, trabalhava no Fisco. Jogavam uma partida de baralho e começaram a discutir. Partiram para os finalmente e, na peleja, Seu Clementino levou a pior. Aloysio Pereira escreve em seu livro “Eu e meu pai, deputado José Pereira Lima” que João Pessoa jurara exterminar os descendentes de Zé Pereira quando assumisse o poder na Paraíba.

Mas isso é assunto para outros escritos.

Agora volto ao saboroso livro de José Caitano.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3