O Atlas da Violência 2018, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (IPEA) e pelo Forum Brasileiro de Segurança Pública, aponta a Paraíba, ao lado do Espírito Santo, como os Estados onde os homicídios diminuíram gradativamente, graças a intervenção direta dos governadores.
A referência à Paraíba está na página 26 do relatório e ela diz, textualmente, o seguinte:
“2. A EVOLUÇÃO DOS HOMICÍDIOS NO BRASIL, REGIÕES E UNIDADES FEDERATIVAS.
…
- Por fim, a Paraíba e o Espírito Santo – cujos governadores se envolveram diretamente na questão da segurança pública – mostraram diminuições gradativasnas taxas de homicídios. Em 2011, foram lançados, respectivamente, os programas “Paraíba pela Paz” e o “Estado Presente”, Naquele ano, os dois estados ocupavam, nessa ordem, o lugar de 3ª e 2ª UF mais violenta do país.Em 2016, eram o 18º e 19º”.
A imprensa nacional deu ampla divulgação ao relatório publicado no Atlas da Violência.
O Portal Terra, por exemplo, destaca que , enquanto em outros Estados como Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará, as taxas de homicídios cresceram, principalmente tendo como vítimas mulheres, negros e jovens,“…Em direção contrária, estados como a Paraíba e o Espírito Santo começaram a apresentar resultados positivos com a redução de homicídios a partir de 2011. A pesquisa constata a efetividade de programas como Paraíba pela Paz (PB) e Estado Presente (ES), lançados em 2011, quando esses etados eram o 3ºe o 2º mais violentos do país, respectivamente. Em 2016, caíram para as posições de número 18 e 19. A redução de homicídios também ocorre desde 2013 no Distrito Federal.”
3 Comentários
Olhem o relatório do IPEA no link abaixo e vejam que a Paraíba a partir da gestão de Ricardo Coutinho, foi um dos estados do nordeste que mais diminuiu a taxa de homicídios de 42,6 pra 33,9 por mil habitantes.
http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/3/2018
página 26.
Tem imprensa local que faz a política do quanto pior melhor, e isto é uma vergonghá!
Ricardo com essa mania de usar o dinheiro pra ajudar o povo invés de bancar a imprensa da nisso, 70% de a pé aprovação popular, tá bom ou querem mais????