Por: Aldo Ribeiro – economista e progressista
Nas andanças e bate-papos da vida real, aqui no meio da multidão, terminamos por conhecer e conversar com muita gente. Numa dessas interações, conheço um ex-petista, co-fundador do partido na PB, e hoje alinhado à um outro grupo político da cidade, por circunstâncias que agora não cabe falarmos. Papo bom, agradável, regado a um cerveja gelada e petiscos dos mais variados. À certa altura da conversa, após algumas histórias de militância lá de atrás, ao lado de companheiros de tantas e tantas lutas, entre eles, um tal de Ricardo Coutinho, ele embarga a voz e enxuga as lágrimas. Eram lágrimas de sol e chuva. Vitórias e perrengues. Alegrias e tristezas. Lágrimas verdadeiras.
Um dos nossos pergunta-lhe solenemente, em quem o mesmo irá votar mesmo estando em um campo oposto a tudo que acredita. Ele baixa a cabeça e fala baixinho aos que compunham a mesa: “que eles não me escutem, mas voto no mago”. Caímos na risada. Lembram daquela “força do silêncio” de que falei em artigos anteriores? É nessa força que acredito. Naquele eleitor que não tem adesivo nenhum no seu veículo, mas que na hora H, ali, ele, a urna e mais ninguém, vai saber discernir e fazer a leitura correta das coisas. Esqueçam pesquisas. Elas servem apenas pra embaralhar e tentar colocar no inconsciente coletivo das pessoas, que RC está perdido. Não está, acreditem.
E quando conheço uma figura tão importante, de luta e militância pra história do campo progressista, me vem o questionamento e a conclusão: existem petistas mais petistas, dos que hoje compõem o partido. E o “ser mais petista” não significa fazer confusão que mais parece briguinha de grêmio estudantil, pra colocar no jogo uma candidatura fadada a mais uma vergonha histórica, eleitoralmente falando. Significa ter a percepção e a grandeza suficiente pra colocar as divergências paroquiais abaixo de algo muito, mas muito maior: a defesa do estado democrático de direito, e o estancamento urgente da direita fascista que se alastra pelo país. Significa enxergar 2022. Ter o entendimento de que nesse momento, somente o ex-governador é capaz de frear essa praga. Isso sim, é um ato revolucionário e histórico. Nosso inimigo é outro, companheiros. Não sejamos tão burros a ponto de não sermos capazes de darmos um passo atrás nas tensões, que só ajudam a direita que aí está posta, doida pra tomar conta dos destinos da cidade e do estado.
E que a força do silêncio, essa que só observa e fala baixinho, faça a diferença.
“Eu tenho fé na força do silêncio”.
9 Comentários
O PT SEMPRE FOI FIRMADO POR POYCAS PESSOA QUE PRESTA, SE CONTA NOS DEDOS, FALO DAS FIGURAS QUE ESTIVERAM E ESTAO A FRENTE DO PARTIDO NA CAPITAL. FIGURAS COMO NADJA PALIT, ADALBERTO FULGENCIO, LUCIANO CARTAXO E O IRAMAO, PADRE ADELINO, FREI ANASTACIO, O QYE PRESIDIA O SEBRAE ( QUE ERA CASSISTA ) O SEU TEXTO RETRATA MUITO BEM O QUE REALMENTE PRESTA NO PT O PETISTA ANONIMO, UMA MILITANCIA FORTE.
O cara que presidiu o Sebrae foi o falecido Júlio Rafael.
Na força do silêncio também está a FÉ
em dias melhores para João Pessoa.
FÉ que pulsa no coração de milhares de pessoenses, nativos ou não.
FÉ que se expressa em um só nome: RICARDO COUTINHO!
Lembrarei das obras realizadas em todos os bairros da capital. Foram dezenas de escolas, upas, hospitais, praças, calçamentos e asfalto de ruas, empreender jp, ruas e bairros limpos, orçamento popular,…✌É o MAGO 40
O marqueteiro do Mago tá deixando a desejar. Bastava repetir a estratégia de 2010, que levou Ricardo para o Palácio da Redenção. Mostrar as obras realizadas e o carimbo: Foi Ricardo que fez!
CONHEÇO BEM UM EX-PETISTA COM ESTE PERFIL: Se por acaso for quem estou pensando, trata-se de um cidadão carregado de dignidade. Com certeza o companheiro tem história e sua alma é leve. Estivesse ele no comando atual, o PT não teria espaço para LEVIandades. Porém a coisa degringolou, embaçou geral e tá difícil a profilaxia.
Nem CREOLINA limpa mais o PT. Tá mais sujo do que pau de galinheiro. O PT fede.
Rendo-me a candidatura do Mago.
É muito candidato cacareco, sem noção e com muito interesse no negócio público.
É interessante ver a grande mídia paraibana dando destaque a candidatura de Anísio Maia, por que será? Será que eles adoram o PT? Claro que não, o interesse é dividir para facilitar a vida do candidato da Direita, eles sabem que o mais forte adversário da candidatura do PP é Ricardo Coutinho, portanto farão qualquer coisa para “detonar” o mago e o PT caiu nessa armadilha e acaba fazendo o jogo dessa gente.