O delegado Reinaldo Nóbrega estava acabando de ver o pai entrar em casa, no bairro de Manaíra, quando deparou-se com os dois assaltantes apontando as armas para o velho, anunciando o assalto.
De pronto desceu do seu carro, de arma em punho, enquadrou os assaltantes e deu voz de prisão.
Não contava, porém, com mais dois outros, igualmente pilotando motos, que faziam a guarnição dos primeiros. Esses outros meteram bala no delegado, que revidou.
O carro do policial ficou todo furado. Um dos bandidos levou chumbo, ficou ferido e está no hospital.Os outros três fugiram. O pai do delegado escapou ileso, felizmente.
Essas cenas tiveram como palco o nobre bairro de Manaíra, em João Pessoa, hoje um dos mais violentos da cidade.
Toda semana se assalta em Manaíra. Nas ruas e na orla.
Semana passada os bandidos fizeram um arrastão e no meio do arrastão assaltaram uma promotora de justiça.
E pela sequência dos atos de violência, não se pode nem alegar o elemento surpresa que teria impedido a polícia de agir.
O que está faltando é pulso, é polícia nas ruas, é repressão.
E não só em Manaíra, mas na cidade inteira.
Na zona sul da cidade as gangues mandam e desmandam. Chegam a atirar durante as noites para demarcar território.
Isso é comum acontecer em terra de ninguém.
E João Pessoa deveria ter dono. Já teve.
E o dono, claro, não pode ser um bandido, mas a lei, a ordem e a disciplina.
2 Comentários
NA SEGUNDA METADO DOS ANOS OITENTA, JÁ DIZIA O PROFESSOR JÚLIO AURÉLIO MOREIRA COUTINHO – DEPOIS DESEMBARGADOR – QUE OS CHAMADOS GRANDES DA SOCIEDADE, A CLASSE A, SE FOSSE MANTIDO O SISTEMA SOCIAL E DE RESTO, COMO SE ENCONTRAVA, LOGO TAL CLASSE ESTARIA SITIADA PELA CRIMINALIDADE. SERIA PRISIONEIRA DENTRO DE SUAS MANSÕES. DE LÁ PARA CÁ, TODO O SISTEMA CAPITANEADO PELO CAPITALISMO VORAZ, PIOROU MUITO, APODRECEU E CONTINUA SE REINVENTANDO PARA PIOR. NÃO HÁ LIMITES PARA A CRIMINALIDADE, PRINCIPALMENTE PARA A CRIMINALIDADE TRASNSVESTIDA EM “HOMENS DE BEM” SITUADOS NO PONTO MAIS ALTO DA PIRÂMIDE SOCIAL. A CRIMINALIDADE DO ASFALTAO FABRICA E COMANDA A CRIMINALIDADE DOS MORROS E FAVELAS. A SOLUÇÃO É PROIBIDA EM RAZÃO DE QUE É TERMINANTEMENTE PROIBIDA, NA MEDIDA EM QUE NÃO SE PERMITE LEVAR CONSCIENTIZAÇÃO ÀS POPULAÇÕES MAIS DISTANCIADAS DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS NO PAÍS, POR QUEM EFETIVAMENTE TRABALHA E PRODUZ, CARREGANDO NAS COSTAS E NA ALMA O OBESO E PESADO MONSTRENGO ESTATAL, QUE , EM ÚLTIMA ANÁLISE É PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DIMINUTA PARCELA DOS CIDADÃOS QUE MANIPULAM A VERDADE EM BENEFÍCIO PRÓPRIO PARA GARANTIR-SE COM SEUS PRIVILÉGIOS E FAZER CRER A SOCIEDADE, QUE A MISÉRIA É UMA FATALIDADE.
Falta muita coisa na PB, segurança é um detalhe. O que acontece nas periferias é pior que um assalto em bairro nobre. Educação, saúde, emprego etc. Tem ação que se é feita não cria necessidades e ladrões. Inclusive, polícia não é só repressão, é prevenção. Cadê a civil trabalhando?