Memórias

ADOLFO ROSA MEIA NOITE, O TERROR DO PAJEÚ

3 de agosto de 2020

Adolfo Rosa Meia Noite nasceu em 1840 em Afogados da Ingazeira e descendia de nobres ingleses. Mas, ao contrário de um tio rico e poderoso , seus pais eram pobres. Por isso não foi aceito pela família do tio ao tentar namorar uma prima, filha do tio rico.

O tio, ao tomar conhecimento das pretensões do sobrinho de namorar uma de suas filhas, determinou ao Padre Quaresma, delegado de Afogados da Ingazeira, onde moravam, que prendesse o sobrinho e o afastasse da filha.

Como bom subordinado, o delegado prendeu Adolfo e, como não havia cadeia na vila, o amarrou num troco de árvore, onde permaneceu durante 15 dias.

A justificativa para a prisão foi a de que Adolfo roubara um cavalo.

Adolfo conseguiu se soltar da “prisão” e, juntando os irmãos, os já cangaceiros Nobelino e Manoel, formou um bando para se vingar do tio e do delegado.

E começou matando o Padre Quaresma, que de padre nada tinha além do nome.

O tio fugiu para não morrer. E Adolfo tirou o Adolfo do nome e passou a ser apenas o Meia Noite terror das Ingazeiras e do Pajeú, responsável por dezenas de assassinatos, roubos e saques.

Como chefe de bando, Adolfo Meia-noite chegou a comandar 10 cangaceiros, entre eles: “Oiticica” que era seu parente, “Manoel do Gado” que era antigo marchante da localidade e “Almeida” que era natural da Serra da Colônia pertencente a freguesia de Afogados da Ingazeira.

Seus crimes o fizeram famoso, mas também o transformaram no bandido mais procurado do Pajeú.

Fugiu para a Paraíba e terminou morrendo em confronto com a Polícia na cidade de Malta, no alto sertão.

Você pode gostar também

5 Comentários

  • Reply PEDRO 3 de agosto de 2020 at 23:29

    Resumo da ópera: Meia Noite pintou o sete e desenhou o oito no Vale do Pajeú, em Pernambuco, mas terminou tomando no “ôi da goiaba” na minha querida cidade de MALTA-PB.

  • Reply Pedro 4 de agosto de 2020 at 06:48

    Tião show de bola essas suas postagens sobre o cangaço….parabéns

  • Reply Delfos 4 de agosto de 2020 at 08:23

    Tião, não havia um “Meia Noite” no bando de Lampião?

    • Reply Sebastião 4 de agosto de 2020 at 09:56

      Eles se apropriaram dos apelidos dos cangaceiros mortos

  • Reply Ache 24 de julho de 2021 at 12:06

    Muintas pessoa não conhecem a Historia de Adolfo e ficam o Julgando Sem CONHECER A VERDADEIRA HISTORIA
    1 Quaresma Havia mandado prender Adolfo pois tinha Inveja de Adolfo pois era Loiro de Olhos Azuis (que tinha herdado do avô Ingles) uma garota que Quaresma Gostava ela gostava de Adolfo com isso ele mandou prendelo (essa Historia que a Mulher era Prima de Adolfo e que ele havia matado o tio e papo furado)
    2 Quaresma Quando Soube da fuga de Adolfo foi ao sitio Volta e Matou o Irmão de Adolfo que Tinha 8 anos de idade e com deficiencia nada tinha a ver com a historia
    3 Adolfo saqueava cidades sim,mas sempre ajudava os mais necessitados veja a historia do escravo que ele ajudou
    4 ele Havia deixado o Cangaço e formado familia ele não morreu em combate com os covardes que o mataram pois estava na roça e os “policias” atiraram nele pelas costas ele estava voltando para casa quando de repente um policial atirou pelas costas
    NÃO JULGUE SEM CONHECER A HISTORIA REAL

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.