Os advogados Rafael de Alencar Araripe Carneiro e Eduardo de Araújo Cavalcanti, responsáveis pela defesa do ex-governador Ricardo Coutinho, divulgaram nota pública repudiando o que chamaram de “uso do Direito Penal como instrumento de perseguição política” pelo Ministério Público da Paraíba. Eles se referem a denúncia feita pelo Gaeco tentando imputar ao ex-governador uma co-autoria intelectual “relacionada a fatos dos quais ele nunca participou”. Segundo a nota, o Ministério Público da Paraíba “mais uma vez age de forma abusiva e contrária à lei na incessante busca de perseguir o ex-governador Ricardo Coutinho”. Leia a nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA
O Ministério Público da Paraíba, mais uma vez, age de forma abusiva e contrária à lei na incessante busca de perseguir politicamente Ricardo Coutinho. Na nova denúncia oferecida contra o ex-Governador, o MP se aproveita de delações premiadas de pessoas que estavam presas – e que só foram soltas após fazerem acordo – para imputar com base em ilações fantasiosas, sem qualquer prova, uma co-autoria intelectual a Ricardo Coutinho relacionada a fatos dos quais ele nunca participou. Os valores envolvidos nessa nova denúncia seriam, nas palavras dos delatores, direcionados à campanha eleitoral de 2018, na qual Ricardo Coutinho não foi sequer candidato. Por esses motivos, a defesa do ex-Governador da Paraíba repudia com veemência o uso do Direito Penal como instrumento de perseguição política, que direciona suas forças apenas para denegrir e imagem de seus alvos e não para realmente apurar os fatos como eles ocorreram.
João Pessoa, 16 de maio de 2020.
RAFAEL DE ALENCAR ARARIPE CARNEIRO
EDUARDO DE ARAÚJO CAVALCANTI
5 Comentários
O “crime” praticado pelo Ricardo Coutinho foi o de ter libertado a Paraíba dos currais. Foi o de ter feito os mais carentes entenderem que os seus direitos devem ser usufruídos em sua plenitude, de forma gratuita, e não em forma de um favor concedido por coronéis da política.
Ricardo quebrou paradigmas. E a perseguição que hoje sofre não tirará dele o seu lugar na história. Ele é, e o será para sempre, o governador que mudou e transformou a Paraíba.
O DELFOS. disse tudo e bem direitinho.
to com Delfos……
Ricardo Coutinho subestimou a malevolência da nossa elite. Eu também o faria. Acho inacreditável o que está acontecendo. Nossa elite quer, através dos séculos, viver de parasitismo.
Delfos e Fred foram geniais. Nada mais a acrescentar.