Marcos Pires
Meu neto mais velho, Pedro Filho, tem amigos incríveis, entre os quais Rob Neto (o Dr. Roberto Cavalcanti, meu vizinho de pagina, sabe a quem me refiro) e Henrique, que anteriormente era conhecido como Kikinho. Dia desses expliquei a eles que o verdadeiro amigo não é aquele que quando te vê numa confusão vai apartar a briga; o verdadeiro amigo já entra dando uma voadora. Graças a Deus por eles nunca terem entrado num azar.
Mas é esse o conceito que tenho das verdadeiras amizades. Bem dito; amizades entre homens, porque alguns canalhas dizem que não existe amizade entre homens e mulheres. O meu canalha predileto, Dr. Luiz Antônio, aposentado recentemente depois de 38 anos de excelente ausência prestada ao serviço público, diz que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que haver amizade verdadeira entre homens e mulheres. Vai além; “-Dr. Pires, ouvir das amigas lindas que você é como um irmão para elas, é um punhal cortando nossos corações”.
Infelizmente não tenho sensibilidade para falar da amizade entre mulheres. O grande Mario Quintana escreveu: “ Dizem-se amigas…beijam-se…mas qual!/ Haverá quem nisso creia?/ Salvo se uma das duas, por sinal,/ for muito velha ou muito feia”. Achei cruel, mas pior ainda foi a definição do meu amigo português João Paulo: “- Ó Marcos, amizade entre duas mulheres é sempre uma conspiração contra uma terceira mulher”.
Para completar, o sorridente J. I. me contou que uma esposa chegou em casa muito tarde e o marido perguntou onde ela estivera. “-Ora, estava com minhas dez melhores amigas num chá de panela”. Depois que ela adormeceu, ele abriu a agenda do telefone dela e descobriu a relação das tais amigas. Ligou para todas. Sete disseram que não tinham encontrado com ela, duas disseram que há muito tempo não viam sua esposa, e a ultima o aconselhou a abrir o olho. Chateado, ele resolveu se vingar e só chegou em casa na madrugada do dia seguinte. Quando a esposa perguntou onde ele estivera deu uma resposta parecida: “- Fui ao encontro dos meus dez melhores amigos”. Enquanto ele dormia, a esposa abriu sua agenda de telefones e ligou para os dez amigos. Oito disseram que realmente tinham estado com ele, um disse que inclusive dera carona a ele e o ultimo disse que ainda estava com ele, mas como seu marido havia bebido muito era melhor que continuasse a dormir na casa desse amigo.
Por mim adoro minhas amigas; prefiro-as aos meus amigos e não tenho medo de dizer. Já se fosse o contrário… .
1 Comentário
Muito interessante esse site. Parabéns pelo trabalho