O espectro político esquerda-direita é um conceito geral de enquadramento de ideologias e partidos. Esquerda e direita são muitas vezes apresentados como opostos, embora um indivíduo ou grupo em particular possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita ou até de extrema-direita noutras.
Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas e até chamam de comunistas, enquanto à direita se encaixam os neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, anarcocapitalistas,monarquistas, teocratas (incluindo parte dos governos islâmicos), nacionalistas, fascistas e nazistas.
Segundo um dos maiores cientistas políticos mundiais , Jean Laponce, quatro são as dimensões que mais assertivamente definem os elementos da divisão ideológica entre esquerda e direita.
Assim, “como traços periféricos da divisão entre direita e esquerda temos: para o primeiro o setor político, o passado, o status quo, a livre empresa e os EUA; para a segunda a orientação ideológica, o futuro, a mudança, a intervenção do Estado na economia e a URSS”.
A direita é mais conservadora e mais contínua nas suas ideias; a esquerda convive melhor com a descontinuidade.
Roberto Bobbio por sua vez contradiz Laponce com exemplos de movimentos da direita europeia não religiosos e pagãos. “Para Bobbio, o critério fundamental para distinguir a esquerda da direita é a diferença de atitude dos homens face ao ideal de igualdade”.
O politólogo e publicista português Nogueira Pinto também procura os traços essenciais desta divisão: à esquerda temos o otimismo antropológico, o utopismo, o igualitarismo, o democratismo, o economicismo, o internacionalismo; e à direita o pessimismo antropológico, o antiutopismo, o direito à diferença, o Elitismo, antieconomicismo, o nacionalismo.
Agora pergunto eu :
Aqui na Paraíba, de acordo com o comportamento de Anisio Maia que quer “finaforça” prejudicar a candidatura de Ricardo para satisfazer os interesses de João Azevedo , atual governador que assumiu de vez o seu lado direitista e da sua briga para satisfazer Bolsonaro , pode ser chamado de homem de esquerda ?
Alguém percebe em Anisio Maia as características, segundo esses estudiosos da ciência política mundial citados acima, de um candidato de esquerda ?
Alguém já viu na história de Anisio Maia , filiado ao PT , caraterísticas de um progressista , ambientalista , social-democrata , caracteres libertários como define Laponce nos critérios de quem é político de esquerda ?
Não precisa ser muito inteligente para se perceber que Anisio é um homem extremamente conservador , elitista , capitalista e neoliberal .
A Ciência dificilmente mente , mas os homens sim .
De fato, Anisio , segundo esses estudiosos é um ultradireitista e o maior cabo eleitoral de Bolsonaro na Paraíba , muito mais que Walber Virgolino e Cabo Gilberto .
Boa sorte Anisio . A verdade te libertou .
5 Comentários
É como dizia Luís Otavio “o que me lasca é a minha memória”, aquele imbróglio do defeso da pesca um dia vem a tona.
A maioria desses políticos, não tem ideologia alguma, apenas aproveitam cada situação para se manter no poder ou ao meio dele. São demagogos.
A verdade também desnuda.
O Anisio Maia virou um ” atentado ao pudor” : o homem está “nü” nas ruas, avenidas, e vielas de João Pessoa!
ESSE PT DE JOAO PESSOA NUNCA PRESTOU, RARÍSSIMAS EXCEÇÕES. NUNCA LEVARAM O PARTIDO A LUGAR ALGUM. A UNICA VEZ QUE CHEGOU NO PODER FOI POR CONTA DOS TRAIDORES NONATO BANDEIRA E AGRA. RICARFO FEZ O MAIOR GOVERNO DESSE ESRADO, MAS FIGURAS COMO ANISIO MAIA, FREI ANASTACIO, PADRE ADELINO, LUCIAMO CARTAXO E TANTOS OUTROS FAXIAM UMA OPOSUCAO PIOR QUE A DIREITA. O PIOR DEFEITO DO SER HUMAMO É A INGRATIDAO, QUE GRACAS A DEUS MEU ETERNO PRESUDENTE LULA NAO TEM.
Essa turma do PT de João Pessoa com essa figura canditato a Prefeito dw João Pessoa não merecem nem comentarios.