A Prefeitura está plantando bananeiras no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, a via mais movimentada da Capital, aquela que liga diretamente o centro da cidade à orla marítima.
Você, leitor, deve estar pensando que estou brincando, mas não estou. Se o amigo estiver aqui na Capital, dê um pulo até a Epitácio e verifique com os próprios olhos.
Bananeiras sim, como mostram as imagens e as imsgens não mentem, como se fosse planta normal que dá sombra e encosto.
E eu fico a imaginar o tumulto que vai acontecer quando as bananas surgirem e os vendedores ambulantes forem retirar os cachos para a revenda.
Carros passando de um lado e do outro e no meio aquele monte de gente colhendo banana.
O prefeito deve estar se achando o chicote de Zorro, a bala que matou John Lenon, as prega do Véi Quelé, por ter inventado essa geringonça.
E os seus conselheiros, entendidos em jardinagem, idem.
Esquecidos que a bananeira é uma planta cheia de manhas, que não pode ser plantada em qualquer lugar.
Vejam porque essa plantação não vai dar certo: Sendo uma planta que necessita de muita água, só pode ser cultivada em terrenos irrigáveis, sendo as regas feitas normalmente de quinze em quinze dias (embora o ideal seja de oito em oito). O adubo tem um papel muito importante nesta cultura, sendo aplicado pelo menos uma vez por ano. Há que proceder também às calagens, seja aditar cal e potássio, e a amanhos frequentes, quer dizer, tarefas necessárias ao tratamento da planta durante o seu crescimento até à frutificação, nomeadamente, retirar as folhas secas que se vão acumulando, cavar a terra e chegá-la para junto do tronco, etc.&”
Será que a Prefeitura vai fazer tudo isso, ou seja, aguar, adubar, aditar cal e potássio pras bichinhas crescerem bonitinhas, fazer amanhos frequentes e retirar as folhas secas, cavar a terra e juntar a terra nos respectivos troncos, isso em plena Epitácio em hora de pique?
6 Comentários
Deve ter comprado com Palmeira Imperial, eita que essa turma é demais!
Sebastião,
Nenhuma surpresa. Afinal, para se fazer uma administração tão atrapalhada assim, dois irmãos, deixando o povo sem saber quem é quem e por isso responsabilizando os dois pelas trapalhadas, só estando de cabeça pra baixo, plantando bananeira!
Por que não um espaço?!
Você vive elogiando Bananeiras, o prefeito para agradar fez essa homenagem.
Necessita também fazer o desbaste, retirada de parte das brotas novas, e, uma vez produzida o cacho, o caule da bananeira vai definhando pois transmite a seiva para o próximo broto que vai produzir outro cacho. Depois disso ele escolhe pra qual lado da avenida ele vai cair.
Resumindo: requer mão de obra e atenção mais que especial para evitar incidentes.
Agora ele vai dar literalmente banana para o pessoense.
Vai juntar terra no pé da bananeira. Rsrsrsrs