Destaques

As derradeiras do dia

17 de janeiro de 2020

Quando aprendi as primeiras letras na imprensa, Frutuoso Chaves, meu professor, ensinou que a notícia tem que ser coerente com o título que se dá a ela. E o título da notícia deve obrigatoriamente ser extraido do contexto contido no primeiro e mais importante parágrafo da dita cuja, o famoso lead.

**

Mas isso foi há muito tempo.

**

Hoje esculhambou.

**

O coleguinha posta na manchete o que lhe vem na veneta e quando a gente procura se informar sobre o que ele avisou, nada encontra. Ou encontra quase nada.

**

Vejam o que ocorreu com a matéria envolvendo o ex-procurador geral do estado, Gilberto Carneiro, e a decisão do juiz que mandou seu processo à Justiça Eleitoral.

**

Portais tidos e havidos como respeitáveis repetiram a mesma manchete: Magistrado encaminha denúncia da Calvário pra justiça eleitoral e entra em colisão com GAECO “.

**

Convém dizer que foi utilizado o mesmo título para a matéria em todos os portais onde ela saiu, como se fosse uma coisa preparada no laboratório do boato e distribuida com a recomendação de se dar prioridade a ela.

**

Eu, claro, corri pra ver que colisão era aquela e também tomar ciência da fundamentação utilizada pelo magistrado para adotar aquela providência.

**

Mas não vi nada disso. O que se lia era um relatório sobre a vida pregressa do ex-procurador e a respeito da compra de uma S-10 na década passada, passando por citações de artigos do Código Penal e de tipificações de crimes que teriam ocorrido sob a batuta de Gilberto Carneiro.

**

Somente no final, bem fora do contexto, saiu publicado o despacho do juiz, sem no entanto aparecer o tal conflito gaequeano anunciado na manchete.

**

É, Frutuoso faz falta nas redações.

Você pode gostar também

6 Comentários

  • Reply Eucledson De Lima 17 de janeiro de 2020 at 20:57

    Tiao vc e igual ao mito Bolsomito, ataca a midia mas nao prova a inocencia dos acusados…

    • Reply Sebastião 17 de janeiro de 2020 at 21:59

      É vc é um menino mau comportado merecedor de umas palmadas

      • Reply Eucledson De Lima 18 de janeiro de 2020 at 06:50

        Obrigado pela atenção dispensada…

  • Reply Enderson Luan 17 de janeiro de 2020 at 21:39

    Tião, é sério. Tenho um sonhi, que seria passar um dia com você pra eu poder aprender um pouco como se prepara um boiga como esse teu.

    • Reply Sebastião 17 de janeiro de 2020 at 21:57

      Eu ensino de longe

  • Reply Angela 18 de janeiro de 2020 at 08:26

    Nas redações parece estar faltando, além dos exemplos do seu mestre, noções de ética, compromisso com a verdade e respeito à inteligência dos leitores.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.