Destaques

As primeias do dia

10 de março de 2025

Fui a Pilar, terra de Zé Lins e de Frutuoso Chaves, para o aniversário da amiga Inês, colega de trabalho de Dona Cacilda. Esta é a segunda ida, na outra, anos atrás, havia Ed, esposo da aniversariante, que se foi para, como dizem, para o andar de cima. Também havia Wallace, que a Covid levou.

**

A cidade é arrumadinha, limpa, ruas calçadas, um brinco. Só não gostei da quentura, o calor causa desconforto, mas as sombras dos fícus amortecem a temperatura. Dá pra aguentar.

**

A festa foi na Casa Rosa, da família de Inês. É uma casa de 200 anos, na qual morou o autor de “Menino de Engenho”. Casa enorme, bem cuidada, ao lado do pátio que fica em frente à antiga cadeia, hoje Casa de Cultura Menino de Engenho. Nesse pátio se esquartejavam os mortos por enforcamento nos tempos de antigamente.

**

O pátio hoje abriga a feira livre e quando das festas, serve de palco para foliões carnavalescos e forrozeiros do São João.

**

Encontrei muitas pessoas, não escrevi seus nomes, tenho esse péssimo hábito. De lembrança assim posso citar Maurílio Javarri, que mora lá e é de lá, filho do antigo dono do cinema. Casado em segundas núpcias com uma moça da cidade, fica ao seu lado metade da semana,a outra metade passa em João Pessoa dando expediente na Casa Civil.

**

A festa foi bonita, um cantor animou a turma, quem quis beber, bebeu, eu não bebi porque dirigia para a conje e para sua amiga Célia. Mas almocei. E que almoço! Feijão verde, farofa, arroz, macarrão, verdura, cabidela, galinha de capoeira e bode.

**

A sobremesa veio com doces de jaca e de goiaba. Também teve sorvete. E ainda ganhamos uma caneca para usar em casa.

**

Voltarei lá, quem sabe para o São João. A família de Inês faz a festa no pátio encimentado da casa “para os familiares, amigos e convidados”. O convite foi feito ontem mesmo.

**

O Polêmica Paraíba, de Gutemberg Cardoso, fez a eleição dos melhores do ano na categoria WEB e os eleitos foram:

MELHOR COLUNISTA SOCIAL DO ANOMessina Palmeira, com 77,78 dos votos.

MELHOR INFLUENCER PARAIBANO COM DESTAQUE NACIONAL: Juliette, com 52,87% dos votos.

MELHOR INFLUENCIADOR PARAIBANO COM DESTAQUE NA PBMizael Silva, com 58,58% dos votos.

MELHOR INSTAGRAM POLÍCIAL: Flávio Fernandes, com 63,64% dos votos

MELHOR TV ONLINETV O Norte, com 98,66% dos votos.

MELHOR CANAL DE YOUTUBER PARAIBANO: Oxente Paraíba, com 70,59% dos votos.

MELHOR PODCAST DO ANOMangaba Cast, com 76,52% dos votos.

**

Muitos dos eleitos sequer ouvi falar, estranho Abelardinho Jurema, o maior e melhor colunista social, não ser o escolhido, nem sabia que a TV O Norte continuava existindo, na verdade o único escolhido com o qual concordo em gênero, número e grau é o “Mangaba Cast” de Adelton Alves.

**

Soube que o busto de Jackson do Pandeiro, na pracinha do Sabadinho Bom, está precisando de cuidados. O de Livardo também. Já o de Caixa D Água continua sumido.

**

Hugo Motta quer aumentar de 513 para 527 o número de deputados na Câmara Federal. Vai onerar os cofres do país em R$ 46,2 milhões por ano.

**

E o povo se lascando.

**

Tomando dentro.

**

Inté.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Pedro Macedo Marinho 10 de março de 2025 at 07:07

    Caro Tião, ao ler hoje a sua coluna, como faço todos os dias, vi o seu comentário sobre os bustos de alguns personagens de nossa história. Devo dizer ao caro amigo, que não apenas o busto de Livardo Alves sumiu do local, ou seja, do Ponto de Cem Réis, onde estava instalado, mas sumiram também, o busto de Jackson do Pandeiro e de Livardo Alves, todos sob pretexto de seriam restaurados. O estranho que a retirada de todos ocorreu há mais de um ano e as pessoas ficam imaginando que poderão não mais retornarem para o local que foram retirados e se tornarem definitivamente sucatas em algum depósito da Prefeitura.

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    1