A propósito do PAC magrinho da Paraíba, vejam o que me mandou Romulo Montenegro:
Caro Tiao, bom dia!
Aproveitando a polêmica acerca do “desprestígio” da Paraíba com relação aos recursos do Novo PAC vez que se colocou em último lugar no Nordeste, preocupa-nos o seguinte:
Em 2016 o governo do estado iniciou um estudo em parceria com a Embrapa para o racional é sustentável uso das áreas de influência do Canal das Vertentes Litoraneas;
Esse estudo abrange 33 municípios e uma área agricultável de aproximadamente 40.000 hectares;
Um baita projeto que envolve a análise do solo, as culturas aptas para cada solo, o levantamento pluviométrico em cada microrregião em anos bons, médios e ruins, que no final redundou no documento completo e acessível, inclusive, pela via digital disponível no site: embrapa.br
Esse documento literalmente é um divisor de águas para a Paraíba, pois, assegura um planejamento levando em consideração valores que somente a agropecuária de ponto do centro/sul utiliza, pois, será o único produzido recentemente por qualquer unidade da federação (estudo semelhante foi feito na região da Matopiba para atrair investimento privado na década de 70/80)
O governo do estado optou por este estudo de maneira a garantir segurança jurídica, estabilidade, produção sustentável, inclusive, sugerindo modo de produção via cooperativismo da “porteira pra dentro e da porteira pra fora”, ou seja, a produção agropecuária, a sua comercialização e a agroindustrialização.
Iniciado em 2016 e concluído 4 anos depois em 2020 não se tem notícia de qual uso se será a tão importante e oportuno estudo, porque dele se poderia extrair inúmeros projetos na área agrícola, pecuária e agroindustrialização!
Não via nos projetos do Novo PAC nada em relação a utilização deste estudo, nenhuma ação convergente com um trabalho desta envergadura;
Diante disso, tomei a iniciativa de publicar no Instagram um pedido de providências das entidades do setor, do governo estado e, principalmente do Governador João Azevedo!
Não podemos tolerar tamanha desconsideração com o setor mais importante da economia paraibano que é o Agropecuário!
**
O homem que falou tudo isso aí tem bagagem. Além de secretário da Agricultura, ele ostenta no currículo o seguinte:
Advogado por mais de 20 anos com especialização em área Civil, Pós-graduado Lato Sensu em Direito Civil, mestrado Stricto Sensu em Direito Civil e doutorando em Direito Civil. Atuou como Secretário de Estado por 8 anos e como procurador Jurídico. É um profissional generalista, professor universitário por mais de 18 anos e empresário rural. Criador da raça Nelore e Brahman com melhoramento genético a partir do método IATF, FIV e transferência de embrião. Produtor de Aguardente de Cana – JR Fabrico de Aguardente – Plantador de Cana de Açúcar e produtor industrial de Cachaça.
**
É o fraco!
**
O Republicanos bateu o martelo e anunciou: Vai com a reeleição de Cícero Lucena para as eleições de 2024.
**
O presidente Adriano Galdino alertou, porém, que se a oposição se unir complica tudo.
**
Mas a oposição a Cícero não tem como se unir. PT e PL, por exemplo, são como óleo e água, não tem como se juntar. O PT é Lula e o PL é Bolsonaro.
**
Parece que o prefeito de São Mamede está mais enrolado do que fio de rádio antigo. Até uma mansão com dinheiro suspeito estaria construindo em Patos.
**
Inté.
1 Comentário
Ôxi, Tião, esqueceu que o PL ficou com Dilma até o fim. O PL é um partido de centro, governista desde sempre. Alguns poucos do PL não se juntariam com o PT, mas a maioria não teria a menor dificuldade em se compor. E, na politica da Paraíba, tudo é possível!