E vem aí mais uma Festa das Neves. A abertura será dia 27 com show do Padre Reginaldo Manzotti. E outros nomes também se apresentarão ao longo da semana, como Roberta Miranda, Babado Novo e Walkyria Santos.
**
O detalhe é que a Festa sairá da Rua General Osório para a Lagoa do Parque Solon de Lucena. Alega-se que na Lagoa há mais espaço e não haverá engarrafamento no trânsito. Isso é verdade, com a festa na General Osório os carros não trafegavam com liberdade por conta dos parques e barracas que invadiam aquela antiga avenida de João Pessoa.
**
Mas eu aprendi a gostar da Festa das Neves na velha General Osório. Gostava de caminhar no apinhado de gente e de barracas e de pavilhões ao longo da Avenida. E gostava mais ainda da Bagaceira que ficava na descida da Catedral em demanda da Ladeira da Borborema, aquela que Caixa D`água imortalizou no insuperável poema…
Ladeira da Borborema
Tu é mais arta do que eu
Mas eu posso subir im tu
E tu num pode subir neu.
**
Ali sim a festa tinha gosto, sabor de quero mais. Na Bagaceira se destacava a barraca da Nêga Zilda, conterrânea de Princesa que veio morar na Capital após a morte do marido. Trouxe a filharada, se arranchou no Baixo Róger e criou todos eles trabalhando, ralando e cozinhando.
**
Zilda servia buchada de bode, picado, mocotó, pirão, arroz do Piancó e manguzá salgado, temperado com pé de porco, orelha de porco, mocotó de porco e carne de charque.
**
Em frente ao Mosteiro de São Bento era instalado o Pavilhão da Prefeitura. Do outro lado da rua ficava o Pavilhão do Estado. E no meio da avenida a rapaziada sem dinheiro a fitar os soçaites se exibindo com suas roupas caras e suas bebidas finas.
**
O palco para shows ficava entre a Rádio Sanhuá e a Igreja, e a animação era feita por Cardivando de Oliveira, hoje sumido da mídia por causa de um AVC.
**
A turma da Bagaceira aproveitava a descida da Borborema para depositar seus excessos na calçada. Um rio de mijo descia para a Rua da Areia, incensando o ambiente com aquele perfume incomparável de urina encachaçada.
**
E a Monga, a linda mulher que virava bicho, atraía multidões. Foi durante uma sessão de Monga que a noivinha se escondeu para “noivar” com outro. A Monga gemia, urrava e esturrava e a mocinha acunhava.
**
Hoje na Lagoa o espaço é maior, os mijadores recorrerão aos banheiros químicos, as moitas de bambus esconderão as infidelidades com mais segurança, mas a festa não terá cara de Festa das Neves. Infelizmente.
**
O presidente Biden mal consegue andar. E está trevaliando. Tinha que sair mesmo. Para derrotar o maligno, o candidato precisa raciocinar e ter energia.
**
Parece que bombou a convenção do PSB em Princesa. Vi as fotos, tinha gente demais. Vamos aguardar a convenção dos adversários para calcular qual delas juntou mais público.
**
A convenção de Cartaxo e Amanda será dia 28, a partir das 9 horas, no Sindicato dos Bancários.
**
Um dia antes, no sábado, será a convenção do PcdoB da Capital, para formação da chapa e atribuição de números e nomes dos candidatos e candidatas ao cargo de vereador.
**
A coisa está afunilando.
**
E quem está em cima do muro vai ter que descer.
**
Inté.
1 Comentário
SOBRE A MONGA, TIÃO, UM MENINO LÁ DA SANTA TEREZA FOI TRAZIDO PARA PARA A CIDADE COM A FINALIDADE DE VER A MONGA. CERTA ALTURA, APÓS A “METAMORFOSEAÇÃO”, O MENINO MATUTO PERGUNTOU AO PAI, EDUARDO: PAI O SENHOR TROUXE O REVOLVER? O MENINO MATUTUTO ERA ESSE QUE VOS ESCREVE.