Destaques

As primeiras do dia

14 de novembro de 2024

Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, natural de Rio do Sul, Santa Catarina, avisou dias antes que ia jogar uma bomba sobre o Supremo Tribunal Federal. Bolsonarista, ele foi candidato a vereador e obteve pouco mais de 90 votos.

**

Ontem ele concretizou a ameaça. Jogou a bomba e detonou outra sobre o próprio corpo.

**

Claro que o episódio assustou Brasília e estarreceu o Brasil. A que ponto chegamos!

**

O fanatismo político alcançou os extremos, pessoas enlouquecidas estão se transformando em terroristas.

**

O episódio de ontem foi narrado, passo a passo, pelo G1:

  • Por volta das 19h30 desta quarta, um carro explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos DeputadosNo porta-malas, havia fogos de artifício e tijolos.
  • O veículo tem placa de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O dono é Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 e não se elegeu (ele teve 98 votos naquela disputa). Segundo a Polícia Civil, ele alugou uma casa em Ceilândia, no Distrito Federal, dias atrás.
  • Cerca de 20 segundos após o episódio no estacionamento, um homem morreu em uma outra explosão, ocorrida na Praça dos Três Poderes (que fica entre o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto). Até a última atualização desta reportagem, o corpo não havia sido retirado do local.
  • Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, a vítima da explosão foi identificada como sendo Francisco Wanderley Luiz, o proprietário do veículo que também explodiu no estacionamento entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados.
  • Antes da explosão em frente ao STF, o homem tentou entrar no prédio. Ele jogou um explosivo embaixo da marquise do edifício, mostrou que tinha artefatos presos ao corpo a um vigilante, deitou-se no chão e acionou um segundo explosivo na nuca.
  • Em um relato à Polícia Civil, um segurança do STF afirmou que o homem estava com uma mochila, de onde tirou uma blusa, alguns artefatos e um extintor. A blusa foi lançada na estátua em frente ao Supremo. Quando o segurança tentou se aproximar, o homem “abriu a camisa” e o segurança viu algo semelhante a um relógio digital, acreditando ser uma bomba. Dois ou três artefatos foram lançados pelo homem e estouraram. Depois, ele se deitou no chão, acendeu o último artefato e colocou na cabeça como um travesseiro.
  • No Boletim de Ocorrência, também consta que o homem compartilhou mensagens pelo aplicativo WhatsApp que antecipavam o que aconteceu na Praça dos Três Poderes, “manifestando previamente a intenção do autor em praticar o autoextermínio e o atentado a bomba contra pessoas e instituições”.
  • O esquadrão antibombas foi ao local para fazer uma varredura e verificar a existência de mais explosivos nos arredores, inclusive em veículos e no corpo do homem que morreu.
  • No momento do incidente, estavam ocorrendo sessões de plenário na Câmara e no Senado, que foram suspensas.
  • A sessão do STF já tinha terminado, e ministros e servidores foram retirados em segurança.
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava mais no Planalto – e não houve ordem para evacuar o prédio. A segurança do palácio vai ser reforçada com integrantes do Exército.
  • Depois do episódio, ele se reuniu com os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin no Palácio da Alvorada. O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, também foi à residência presidencial.
  • A PF abriu inquérito para apurar as explosões, que será enviado a Alexandre de Moraes.
  • Testemunhas relataram que “o barulho foi muito alto” e que viram “o pessoal correndo”.

**

E o mais danado é que ele avisou sobre o que ia acontecer. Ninguém acreditou, mas ele avisou nas redes sociais. Confira:

“Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos”, escreveu ele, em imagem publicada no Facebook.

Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”.

“deixaram a raposa entrar no galinheiro”, contou.

**

Inté.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 14 de novembro de 2024 at 07:49

    UMA AMEBA DEIXARIA SAUDADE! ESSA COISA DE APARÊNCIA HUMANA PORÉM DESPROVIDA DE, AO MENOS UM NEURÔNIO, NÃO FARÁ FALTA NEM AOS SEUS IGUAIS E CORCORDANTES, DE IGUAIS ESSÊNCIAS.

  • Reply Airton Calado- Campina Grande 14 de novembro de 2024 at 08:05

    O estado islâmico é logo ali, bolsonaristas malucos deixando o Brasil em alerta, foi a bomba num carro de combustível para explodir o aeroporto de Brasília, menos de um ano depois a cena se repete e ainda querem anistia

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.