Destaques

As primeiras do dia

17 de abril de 2025

Esse pessoal que se elegeu nas zinleições passadas fora do figurino determinado pela Justiça Eleitoral começa a enfrentar os rigores da lei. A Procuradoria Regional Eleitoral ofereceu denúncia contra o prefeito de Conceição, Samuel Lacerda, por abuso do poder político. O Ministério Público pede a sua cassação e a suspensão dos seus direitos políticos por oito anos.

**

Outro que está na mira do Ministério Público é o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues. As acusações são semelhantes às do prefeito de Conceição, mas o MP acrescenta que o denunciado fez a distribuição de auxílio financeiro sem critérios técnicos, contratou temporárias em número excessivo sem concurso público e usou de concurso vigente com fins eleitoreiros.

**

Os gestores não estão se dando bem esta semana. Ontem, o Tribunal de Contas do Estado julgou  irregulares as contas da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB/Saúde, referentes ao exercício de 2021, sob a responsabilidade do ex-diretor Daniel Gomes Monteiro Beltrammi. O relator do processo foi o conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias, que em seu voto, apontou como principal irregularidade a falta de vínculos das despesas da Fundação com o Orçamento Geral do Estado, situação que impede a fiscalização dos gastos públicos pelos órgãos de controle.

**

O relator explicou, durante o voto, que houve alertas do TCE em relação à irregularidade, tendo em vista que o órgão administra um elevado montante de recursos públicos, repassados pela Secretaria de Saúde. É indispensável o registro da execução orçamentária e financeira da PB Saúde no Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAF, bem como nos sistemas disponibilizados pelo Tribunal, garantindo assim a transparência acerca da gestão dos recursos.

**

No Acórdão, a Corte de Contas fixou um prazo de 60 dias ao diretor da PB Saúde, Jhony Wesllys Bezerra Costa, ao governador do Estado, João Azevêdo Lins Filho e ao secretário de saúde, Arimatheus Silva Reis, para que adotem providências – conforme as recomendações da Corte. Mesmo prazo à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, para que de forma articulada, inclua a PB Saúde no Orçamento Geral do Estado, com as respectivas dotações orçamentárias, vinculadas às respectivas fontes, com transparência, em respeito aos dispositivos legais, a exemplo do LRF, seguindo a jurisprudência do STF, haja visto que são despesas que devem integrar os índices constitucionais dos gastos com saúde.

**

O TCE também responsabilizou o ex-prefeito de Amparo, Inácio Luiz Nóbrega da Silva, pelo excesso de gastos com combustíveis e falta de comprovação de despesas com material de construção. As irregularidades ensejaram a imputação de um débito no montante de R$ 330.255,30, a ser ressarcido pelo gestor, além de multas.

**

Meu amigo Fábio Mozart, com seus Tijolinhos, está conseguindo sair do forno primeiro do que o Tião aqui, com as Primeiras do Dia.Virou tetéu, botou os galos pra correr, ele mesmo canta o hino da alvorada do alto de sua bela vivenda entre Solânea e Bananeiras.

**

Chico Pinto Neto, saudosista, relembrando o garçom da Flor da Paraíba que o abastecia de cerveja brahma da antárctica e ovo cozido. Agora se explica o excesso de bufas que Chico ainda hoje guarda e solta durante as reuniões dos aposentados do Manaira Shopping.

**

Glauber Braga, em greve, já perdeu cinco quilos. E se depender dos deputados bolsonaristas…

**

Enquanto isso, o mandante da morte de Marielle, preso, continua deputado e recebendo.

**

Dá pra acreditar num Congresso desses?

**

Vocês podem não acreditar, mas Bananeiras está quente, faz um calor da peste, dizem que o desmatamento generalizado, os condomínios que surgem à cada semana, são os responsáveis.

**

Quem está em Bananeiras é Odon Bezerra. Vai descansar durante a Semana Santa e cuidar do seu criatório de camarões.

**

Kleber Andrade também aportou no brejo.

**

E Carlos Chianca idem.

**

Tô de olho numa garrafa de Carreteiro.

**

De hoje ela não passa.

**

Inté.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Pinot 17 de abril de 2025 at 12:19

    Esse negocio de usar a influência de bandido, nas comunidades, para obter vantagens, e acesso às comunidades é crime, nas eleições passadas, teve gente que se benefíciou com este expedientes!

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    3