Meus amigos e minhas amigas, como bem dizia o grande Gominho de Princesa, tido e havido como o maior orador de comícios da história da humanidade, “a maliça da política é entendê a política”. Eu não entendo. Juro que não. Esse negócio de puxincói, de vai não vai, de ser hoje o que não era ontem e ser amanhã o que não é hoje, é um pouco demais para minha mediana inteligência.
**
O mesmo Gominho costumava afirmar que “o negócio num é sê, é saber sê”. Tá aí o nó da questão. Por não “saber sê” quero continuar sendo o que sempre fui e termino na vala dos fora de tempo, de moda e de esquadro.
**
Vou me abster de maiores considerações. Quem sou eu para aquilatar as coisas do universo?
**
Para mim, amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito. Não tenho ex-amigos, jamais os tive e espero jamais os ter.
**
Tem, ou pelo menos tinha, uma quadrinha pendurada na parede da Câmara Municipal de Princesa, que dizia:
Tem tanto burro mandando
Nos homens de inteligência
Que às vezes fico pensando
Que burrice é uma ciência
**
Numa das memoráveis campanhas para vereador, Marçal de Sulina, durante visita a um bairro pobre de Princesa, deparou-se com o lixo dando no meio da canela. E prometeu:
-Nessas pontas de ruas dos bairros pobres eu vou fazer esgôtos para que você, dona de casa pobre, não fique com sua traseira fedendo”.
**
E já que falamos em poetas, nada melhor do que relembrar Lulu Cristóvão descrevendo o famoso cachorro quente de Maria Costa e o cachorro que, debaixo da mesa do cachorro quente de Maria Costa, esgureijava um pedaço de alguma coisa:
Aqui vejo dois cachorros
Um do outro diferente
Embaixo tem um cachorro
Em cima cachorro quente
O de cima a gente come
O de baixo morde a gente
Embaixo tem um cachorro
Valente como um leão
Em cima cachorro quente
Serve de alimentação
O de baixo é carne e osso
O de cima é carne e pão.
**
E pra fechar, mais Gominho, porque o que é bom a gente repete. Eleito vice-prefeito de Princesa, Gominho, ao se encontrar com o Tenente Cornélio, avisou, de peito inflado:
-Agora vamo butá orde na Puliça!”
**
Inté mais tarde.
5 Comentários
Tião, até Ricardo Pereira assinou a carta. Olha o que Flavio Moreira assinou: “João, de fato, mostra-se muito diferente de Ricardo. Respeitando as pessoas, buscando administrar sem permissividade personalista e liderar pelo exemplo, não pelo medo. O povo saberá julgar o melhor para os destinos do Estado.” Todo mundo vai ficar contra o mago, é ?
Lembrando que Flávio Moreira, mesmo vendo tantas qualidades no governador, votou e coordenou a campanha de Zé Maranhão.
Coisa ruim é ingrato.
O governador, só porque subiu alguns degraus da escada da fama agora quer chutar o balde e cuspir no prato que comeu. Cuidado João, que voto quebra mais do que arroz de terceira.
A roda tá girando Tião.