O PT paraibano não voltou aos braços do Governo do Estado como foi noticiado. Nota de uma ala chamada “Resistência Socialista” diz que a adesão foi da “linha auxiliar do Governo João Azevedo” que existe no PT, mas a outra, de Luiz Couto, permanece de fora. A nota ainda informa que vai apresentar recurso ao Diretório Nacional para anular a deliberação da “ala governista”.
Leia a nota:
A Resistência Socialista – RS, TENDÊNCIA Nacional do Partido dos Trabalhadores – PT, por meio desta Nota, vem a público prestar os devidos esclarecimentos e comunicar seu posicionamento oficial quanto à deliberação do Partido dos Trabalhadores na Paraíba em apoiar o atual Governo Estadual sob João Azevedo.
1 – Como integrantes do Partido dos Trabalhadores, é nosso dever atentar para a decisão da maioria sem recorrer ao Judiciário. As nossas discordâncias devem se firmar, contudo, em posições de acordo com a norma interna do partido (Estatuto, Resoluções).
2 – Não corresponde à verdade a propagação que há Unidade do PT na Paraíba quanto a esse posicionamento (apoio ao Governo). Além da Resistência Socialista existem mais correntes contrárias a esse posicionamento.
3 – Houve uma migração da posição de uma maioria outrora defendida na Instância Partidária Municipal de João Pessoa (maioria representada por filiados ligados à extinta gestão de Giucélia Figueiredo) para o atual Diretório Estadual. Nas palavras da Presidenta Nacional do PT, Gleise Hoffmann: Uma “Linha auxiliar do Governo João Azevedo”.
4 – O Diretório Estadual do PT na Paraíba participava diretamente da administração do governo estadual sob João Azevedo, fruto da composição política formada durante as eleições de 2018. A indicação da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e do nome para ocupá-la foi decisão de Partido dos Trabalhadores, e não somente do então Secretário designado pela maioria do Partido, o à época deputado federal Luiz Couto.
5 – Cumprindo deliberação da Direção Nacional do PT nas recentemente encerradas eleições municipais de 2020, o companheiro Luiz Couto, juntamente com a sua corrente política – a Resistência Socialista, decidiu aderir ao projeto de Aliança PT – PSB sob a orientação do aliado Ricardo Coutinho, antigo filiado do PT e líder político destacado na Paraíba, e do filiado Antonio Barbosa, notadamente ex-presidente do PT em João Pessoa.
6 – Em decorrência e em represália a essa decisão do Diretório Nacional do PT, o atual Governo da Paraíba sob Joao Azevedo exonerou o Companheiro Luiz Couto da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Um ato não comunicado e não negociado com o PT, seja em instância estadual, seja nacionalmente. Esse ato unilateral fortaleceu o candidato à Prefeitura de Joao Pessoa pelo PP, que também tinha o apoio, – como bem enfatizou Gleise Hoffmann, – da “linha auxiliar” que ocupava o Diretório Municipal do PT em João Pessoa.
7 – Isto posto, não há espaço para o PT no atual Governo Estadual sob João Azevedo. Participar desse governo implica em ruptura da ética partidária e em descumprimento de decisão de Diretório Nacional do PT. Não podemos reeditar em instância partidária estadual aquilo que realizou em instância municipal a extinta gestão sob Giucélia Figueiredo: total descumprimento de uma decisão do Diretório Nacional.
8 – A decisão de apoiar o atual governo estadual sob João Azevedo, aprovada pela maioria dos diretorianos(as) do PT na Paraíba no último dia 06 de Fevereiro de 2021, não condiz e não retrata a realidade política do Partido dos Trabalhadores. As tendências políticas do PT na Paraíba, inclusive o companheiro Luiz Couto (que saiu das urnas em 2018 como a maior votação que um filiado desse partido obteve na sua história enquanto partido na Paraíba: 800.000 votos), sequer foram ouvidas.
10 – Há um profundo desrespeito por parte de alguns filiados e dirigente do PT em João Pessoa e na Paraíba à liderança do companheiro Luiz Couto. A direção do atual Diretório Estadual do PT, nesse sentindo, silenciou diante da exoneração do companheiro Luiz Couto da Secretaria Estadual Agricultura…, mesmo tendo ciência de que aquele era um espaço de afirmação do PT na Paraíba e em João Pessoa. Nenhuma solidariedade foi demonstrada por essa maioria, outrora organizada como “linha auxiliar da direita” no Diretório Municipal e que, atualmente busca se afirmar no Diretório Estadual.
11 – Em síntese, enfatizamos que houve quebra de contrato político por parte do governo estadual sob João Azevedo ao exonerar, de forma unilateral e persecutória o companheiro Luiz Couto e, ainda, que alguns filiados e dirigentes que querem o apoio a esse governo estão simplesmente tentando reorganizar a “linha auxiliar da direita” em sede regional do PT na Paraíba – alguns destes, inclusive, sofrem processos disciplinares de expulsão ou de suspensão de filiação partidária.
12 – Ante os fatos expostos, a Resistência Socialista vem a público afirmar posição contrária ao apoio do PT na Paraíba ao Governo Estadual sob João Azevedo.
13 – A Resistência Socialista anuncia que apresentará RECURSO ao Diretório Nacional para anular a decisão arbitrária produzida supracitada pelo Diretório Estadual.
João Pessoa, 09 de fevereiro de 2021
**
O ministro Gilmar Mendes torou na emenda a Lava Jato, os procuradores que a integravam e o ex-juiz Sérgio Moro.
**
A nação brasileira baba de curiosidade, antevendo as revelações que virão a público depois da decisão de ontem, do Supremo.
**
Vai chover canivete aberto e o chão há de empenar.
**
O cortejo fúnebre que carregou o caixão de Zé Maranhão para Araruna fez paradas em cidade do Brejo para as últimas homenagens ao senador. Em Sapé, Mari, Belém, Cacimba de Dentro e outras cidades, o povo encheu as ruas para ver o cortejo passar.
**
O corpo de Maranhão será enterrado pelas 10 horas no cemitério de Araruna, sua terra natal.
**
Já o critiquei N vezes, mas acompanho a movimentação dos deputados paraibanos e sou obrigado a reconhecer: Ruy Carneiro é o cara. Trabalha que só a gota, quando está aqui vai aos mercados, vai aos asilos, sente os problemas do povo, enquanto seus colegas preferem o ar refrigerado do Gulliver.
**
E por hoje é só.
5 Comentários
Caro Tião,
Resido em Brasília há 29 anos, e como paraibano, acompanho a atuação dos nossos representantes no Congresso Nacional. Devo dizer que Ruy Carneiro é o deputado mais produtivo de nossa bancada no tocante a buscar e conseguir recursos para nosso estado. Assim, o deputado Ruy Carneiro dá sequência à luta de tempos pretéritos quando Wilson Braga e Edme Tavares tinham assento na Câmara dos Deputados. Não nos surpreendemos com a ascensão deste moço político a cargos mais elevados na nossa representação política.
O MINISTRO FACHIN AO CLASSIFICAR
COMO ” DOENÇA INFANTIL” O
COMPORTAMENTO ILEGAL DOS
MEMBROS DA LAVA JATO, NÃO
ESTARIA CONSIDERANDO ELES
IMPUTÁVEIS?
E SENDO CONSIDERADOS IMPUTÁVEIS,
COMO PODERIAM ESTAR EXERCENDO
A FUNÇÃO?
O FACHIN LANÇOU UM DILEMA
SHAKESPEARIANO: “BE OR NOT
TO BE”.
Aquele site de noticias voltou a
sacanear os leitores: transformando
um acesso em uma dezena.
Se o problema é do logaritmo que
consetem essa joça o quanto
antes. Por que, com certeza, centenas
de leitores farão o que eu fiz: busquei
informações sobre o enterro do
José Maranhão em outro site.
Esoerteza demais às vezes é sinal
de extrema burrice!
O defeito dele é fechar os olhos pra o que RC fez pela Paraiba e critica-lo ferozmente. Isso não me agrada, gosto de verdades, de justiça e de reconhecimento como voce Tião fez agora. Esperava essa postura do deputado também em relação a RC. Reconhecer um trabalho feito em favor da PB é ser verdadeiro para com o povo, embora esse trabalho tenha sido feito por um opositor político ( um trabalho que foi feito em toda a Paraiba). Dificil né ser verdadeiro quando a politica chega.
Em Ruy eu não voto nem recebendo em dólar. É um camarada muito desleal, usou de inverdades contra Ricardo.