O que a vereadora Eliza Virginia ganha com essa bandeira contra a vacinação de crianças e adolescentes? A simpatia do presidento Bolsonaro? Só se for. Mas Bolsonaro está mais caído do que a espinhela do finado Janjão. Então só posso atribuir essa campanha da vereadora ao seu radicalismo extremo.
**
O negócio é tão sério que até a promotora da saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa, foi à imprensa rebater a fala da vereadora e aconselhar os pais de jovens e adolescentes a levarem seus filhos aos postos de vacinação.
**
Convém lembrar que a onda de Covid está crescendo de novo. Somente nesta quarta foram registrados 297 casos de Covid-19. Entre os confirmados, 12 (4,04%) são casos moderados ou graves e 285 (95,96%) são leves. E morreram seis.
**
A dúvida é saber se Marcelo Queiroga pegou Covid com Bolsonaro ou se Bolsonaro corre o risco de ter sido contaminado por Queiroga. Pelo sim, pelo não, Queiroga cumprirá isolamento de 14 dias em Nova York e Bolsonaro ficará cinco dias isolado no Brasil.
**
A diária no hotel em que nosso conterrâneo ficará isolado nos steites é, segundo a imprensa do sul, de 10 mil e 400. Só não sei se são dólares ou reais.
**
Mas é justo que a despesa seja bancada pelo Governo. Afinal, o homem é ministro e adoeceu no exercício do cargo e em missão oficial.
**
O IPCEP (Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional) que gerenciou o Hospital Geral de Mamanguape durante o ano de 2019, foi intimado pelo TCE a devolver R$ 2,9 milhões aos cofres públicos da Paraíba.
**
Eita, a secretária Ana Cláudia negou a existência de uma parceria firmada com o deputado Efraim Morais.
**
Se Efraim não se cuidar…
**
Gostei de ver Doutor Damião dançando um forrozinho caprichado e caprichoso com sua amada Ana Lígia nas redes sociais.
**
É sinal de que se recuperou da Covid e está de novo nos trinkes.
**
Já dizia finado Lulu: “Saudade que mais maltrata/é aquela que a gente sente/de uma pessoa ingrata/que não se lembra da gente”.
**
Esta aqui é de um dos irmãos Batista: “Eu vi minha mãe rezando/aos pés da Virgem Maria/ era uma santa escutando/o que a outra santa dizia.”
**
De Oliveira de Panelas: “Na vida senti abalos/e desesperos medonhos/ sonhos, sonhos e mais sonhos/ sem poder realiza-los./ Na fronte senti os alos/ da brisa da juventude/ mas nunca tive a virtude/de dormir entre dois seios/ não tive amores, sonhei-os/ mas possui-los não pude.”
**
De Luizinho de Calu: “Se eu tivesse a linda prova/ de que me amavas tanto/ eu ia chorar meu pranto/ na beira da tua cova/ numa catatumba nova/ toda bonita e florida/ e ainda escrito por fora/ o dia, o mês e a hora/ em que foi desaparecida.”
**
E essa outra, declamada ao pé do balcão da budega de Dadi: “Valei-me Nossa Senhora/ caiu uma lagatixa/ é carne que não se come/ é couro que não se espicha/ caiu porque não tem asa/ senhora dona da casa/ pegue o pau e mate a bicha”.
**
Há quem prefira a matemática: “Quinze, quatorze com treze/ doze, onze, dez e nove/ diz a lama quando chove/no riacho do granum/ bicho preto é o anum/ que no bico traz um vinco/ oito, sete, seis e cinco/ quatro, três e dois e um.”
**
Coisa de doido: “Não entendo, não entendo/ andava um doido dizendo/ pelas ruas da cidade./ E a quem lhe perguntasse/ o que ele não entendia/ ele logo respondia:/ Donzelas são sempre puras/ casadas procedem bem/ viúvas são criaturas/ que não dão o seu a ninguém./ No entanto os hospitais/ de crianças tão se enchendo/ quem fabrica essas crianças?/ Não entendo, não entendo.”
**
E finalizando com o último desejo: “Minha mãe quando eu morrer/ me enterre lá no quintá/ debaixo das bananeiras/ onde as moças vão mijá.
5 Comentários
Caro Tião!
A antologia poética tá bem vasta e rica, bem com a face da nossa poesia. Mas por uma questão de justiça, o mote decassílabo atribuído ao genial Oliveira de Panelas, na verdade, é da lavra de outro monstro sagrado da viola: Lourival Batista.
Essa vereadora e conhecida pelo seu radicalismo, agora chegar ao ponto de aconselhar os pais para não levar os filhos para se vacinar em plena pandemia, merecia um processo no conselho de etica da camara.
“A caixinha de fazer menino/ é uma caixinha de segredos. Quem nunca foi quer ir/ quem já foi perdeu o medo.
Fica do umbigo pra baixo um palmo/ do cu pra cima dois dedos.”
Autor desconhecido
VOU DA COVID
1. O relator perguntou ao depoente
de hoje, Bruno TRENTO, diretor da
Precisa Medicamentos:
” Qual a sua relação com a família
Bolsonaro?”
O depoente, apelando para o HC que
permite que ele não responda a
perguntas que possa incrimina-lo,
se nega a responder.
Então, o senador Humberto Costa
pergunta:
” ISSO o incrimina?”
E o depoente rapidamente responde
a pergunta do relator.
2. A ” troca de gentilezas” entre o
senador Jorginho Melo e o relator
mostram que essas últimas sessões
serã, provavelmente, as mais tensas.
3. A sessão da próxima 4afeira, dia
29, promete.
O presidente da CPI da Covid, Omar
Aziz, encontrou a “fórmula ” de fazer
um depoente falar: “apelar” para a
História.
Hoje, o senador Aziz, diante do
diretor da Precisa Medicamentos,
Bruno Trento, usou a sua “fórmula “:
O senhor esteve envolvido na
morte de Getúlio Vargas?
O depoente rapidinho respondeu:
“Não ”
kkkklkkķkkkkkkkklllklll