Política

Avante entra com pedido na Câmara de João Pessoa para reinvidicar posse de Renato Martins na vaga do professor Gabriel Professor Gabriel

28 de maio de 2024


O Avante entrou com um pedido na Câmara Municipal de João Pessoa para que Renato Martins tome posse no cargo de vereador.

A vaga de vereador surgiu após a morte de Professor Gabriel, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Renato Martins foi eleito suplente de vereador pelo Avante em 2020, com 1.459 votos.

No entanto, antes de Renato Martins, o Avante tinha Raíssa Lacerda e Márcio Alencar como suplentes com melhor colocação para posse em caso de vacância de cargo. Porém, tanto Raíssa como Márcio deixaram o partido após a eleição de 2020. Com isso, o cargo deve ficar mesmo com Renato Martins.

Entenda o caso
Em 2020, Tanílson Soares foi eleito vereador pelo Avante e ocupou uma vaga na Câmara da Capital. No entanto, em 2022, já no PSB ele foi eleito deputado estadual, abrindo espaço para um suplente do Avante na Câmara.

Em seguida, em fevereiro de 2023, o Professor Gabriel assumiu o cargo de vereador. Além do professor, também eram suplentes do Avante: Raíssa Lacerda, Márcio Alencar e Renato Martins.

Com a morte do Professor Gabriel, mesmo filiada ao PSB, Raíssa Lacerda alegou que o seu setor jurídico entendeu que ela é a natural ocupante da vaga na Câmara.

Contudo, o entendimento de Raíssa foi contestado pelo Avante, através do presidente estadual do partido, Vitor Hugo. Ao ClickPB, nessa segunda-feira (27), ele antecipou que o partido iria atrás da vaga deixada pelo Professor Gabriel.

O ex-vereador Renato Martins entrou com ação na Justiça para assumir a vaga deixada pelo professor Gabriel, que faleceu na última segunda-feira, (27), vítima de infarto.

Gabriel Carvalho Câmara tinha 73 anos. Ele exercia o terceiro mandato de vereador de João Pessoa e foi o fundador do Sindicato dos Professores do Município. Ele deixa mulher e quatro filhos

Também atuou na Secretaria de Administração de João Pessoa e Participou da elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores do Estado

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply CHICO OLIVEIRA 28 de maio de 2024 at 19:59

    PITACO PARECERISTA: Suplente é não eleito. O resultado do sufrágio na eleição 2020 tem a homologação pela Justiça Eleitoral, com efeito de coisa julgada. A ordem dos suplentes segue o quantitativo de sufrágio por cada candidato não eleito, porém legitimados para posse exercício eventual ou sucessão definitiva do cargo. Não houve por parte do AVANTE, impugnação ou ressalva quando da desfiliação da Sra. Raíssa Lacerda. Inclusive a legislação dispõe sobre a denominada “janela partidária”. Portanto, isso não passa de uma tentativa de tapetão fura fila ao arrepio da lei, sob a égide da antiética como elemento da guerra pelo poder. A proclamação do certame eleitoral define a ordem e diploma os suplentes. A regra é clara. A votação nominal majoritária na Sra. Raíssa Lacerda, 1a suplente diplomada, a credencia como legítima sucessora do Professor Gabriel, sendo despicienda a sua atual filiação ao PSB, vez que extinto o direito do AVANTE, face a preclusão consumativa por decurso do prazo fixado em lei. Salvo réplica ao presente pitaco, sugiro que o ilustre Sr. Renato Martins e sua suplência medalha de bronze não arrisque pagar mico nesse tapetão fura fila. Não se meta no muafo do Victor Papa Tudo.

  • Reply CHICO OLIVEIRA 1 de junho de 2024 at 11:13

    QUESTÃO DE ORDEM. DETALHE CURIOSO A SER TRATADO COM SERENIDADE: Em 2022 Tanilson Soares migrou para o PSB e o AVANTE não questionou nada. Então, caso o vereador Tanilson não houvesse logrado o êxito de sua eleição para Deputado Estadual pelo PSB, ele retornaria ao exercício do mandato na Câmara Municipal, mesmo filiado ao PSB? Data vênia, se nem o titular do cargo de vereador fora alvo de uma pretensão tão absurda como esse achaque partidário tresloucado do AVANTE, isso parece que é algo pessoal contra a Sra. Raissa Lacerda.
    São coisas ridículas e inconfessáveis como essa situação, que escancara a má fé dos políticos

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.