O presidente Jair Bolsonaro decidiu nesta terça-feira (16) suspender o vestibular exclusivo para transexuais, travestis, interssexuais e não binários da Unilab (Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira).
A informação está no Twitter do presidente. Seriam ofertadas 120 vagas nos campi do Ceará e da Bahia. Leia o edital cancelado pelo Ministério da Educação.
- Intersexual: pessoa que possui variação de caracteres sexuais incluindo cromossomos, gônadas
e/ou órgãos genitais que dificultam sua identificação como totalmente feminino ou masculino. Essa variação pode envolver ambiguidade genital, combinações de fatores genéticos e aparência; - Pessoa não binária : é a pessoa cuja identidade não cabe nem como homem nem como mulher
ou ainda que está entre um gênero e outro (masculino ou feminino) podendo também ser uma
combinação dos dois. São pessoas que não necessariamente optam por fazer processos de
readequação de gênero, por meio de medicamentos e cirurgias; - Transexual: pessoa que possui uma identidade de gênero oposta ao sexo designado (normalmente no nascimento). Geralmente usa hormônios, mas há exceções. Nem toda pessoa transexual deseja fazer cirurgia para mudança de sexo;
- Travesti: identidade histórico-política, construída sócio culturalmente, da pessoa que é designada como sendo do sexo masculino, transiciona do masculino ao feminino e vive 24 horas no gênero feminino. Geralmente usa hormônios e faz modificações no corpo através de intervenções cirúrgicas, não sendo as mesmas uma regra. Em reconhecimento e respeito a esta identidade deve-se sempre dizer a travesti e nunca o travesti.
A Unilab também lançou edital para vestibular voltado para indígenas e quilombolas.
6 Comentários
Pessoa não binária :
é a pessoa cuja identidade não cabe nem como homem nem como mulher
ou ainda que está entre um gênero e outro (masculino ou feminino) podendo também ser uma
combinação dos dois. São pessoas que não necessariamente optam por fazer processos de
readequação de gênero, por meio de medicamentos e cirurgias;
Sebastião, homem! O que diabos vem a ser isso! Tenho apenas pouco mais de 20 anos, sou jovem! Mas não vou saber nunca o que vem a ser essa história de ” pessoa binária”. Comigo a questão continua naquela de “ser ou não ser”! Meio termo?! Explica aí!
Pessoa binária deve ser uma pessoa lá e lô
Será que a opção sexual deles os impede de disputarem vagas na concorrência geral? O sistema de cotas é necessário pra corrigir injustiças, mas temos que evitar que ele também fabrique novas injustiças.
Cotas deveriam ser apenas para pessoas deficientes ou de baixa renda que estudaram a vida toda em escolas públicas, independentemente da cor, gênero ou opção sexual. Muito mais democrático pq pobreza não tem cor.
Grande Presidente.
Certíssimo sua decisão. Estude e todos entram igual na Universidade, independente do sexo, religião….
Será que o Bolsonaro vai cancelar também o vestibular para indigenas e quilombolas?
Está no mesmo edital.
Dar direito a uns e outros não, por causa de sexo, raça, cor, religião: isso é discriminação.
Sem contar que é a declaração de falência e incapacidade do Estado. Não pode oferecer educação igual pra todo mundo e fica instituindo cota disso e cota daquilo pra tentar enxugar gelo no sol….