O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que torna as atividades religiosas parte da lista de atividades e serviços considerados essenciais em meio ao combate ao novo coronavírus.
Ao ser considerado essencial, o serviço ou atividade fica autorizado a funcionar mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus. Segundo o texto, no entanto, o funcionamento deverá obedecer as determinações do Ministério da Saúde. (veja ao final da reportagem outros serviços que foram considerados essenciais e deverão funcionar)
Em fevereiro, Bolsonaro sancionou a lei que trata de quarentena durante a epidemia de coronavírus no Brasil. Na sexta-feira (20), o presidente alterou o texto da lei por meio de uma media provisória, que estabeleceu que devem ser resguardados da quarentena “o exercício e o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais”.
Por meio da mesma MP, Bolsonaro deu ao presidente da República – ou seja, a si próprio – o poder para definir por meio de decreto o que é serviço público e atividade essencial.
Na mesma sexta-feira, Bolsonaro editou o primeiro decreto que tratava das atividades essenciais. Nesse texto, 35 itens foram incluídos, entre eles, assistência à saúde, segurança pública e transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros. Nesta quinta, o presidente alterou esse decreto para incluir mais 12 atividades – entre elas, as religiosas.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou à TV Globo na manhã desta quinta-feira que a tendência é que as igrejas continuem abertas, de modo que fieis possam entrar, mas sem a realização de missas.
Atividades religiosas vinham sendo limitadas
O funcionamento de atividades religiosas vinha sendo limitado com as medidas de combate ao coronavírus tomadas pelas autoridades dos estados como forma de evitar aglomerações e reduzir as possibilidades de contágio do vírus.
Nas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, cultos religiosos foram autorizados a ocorrer somente após decisões judiciais, mas os processos ainda estão em andamento.
Na Coreia do Sul, uma seita religiosa foi considerada meio de contaminação do novo coronavírus. A filial da Igreja Shincheonji que atua na cidade de Daegu respondia, em meados de fevereiro, por 30 dos 53 novos casos do coronavírus no país. Um líder religioso da seita chegou a ser denunciado por obstrução da Justiça após se recusar a informar lista com nome de integrantes do grupo.
Outros serviços essenciais
Nesta terça-feira (24), em pronunciamento em rede nacional de televisão no qual contrariou especialistas e recomendações dadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Bolsonaro criticou as medidas de distanciamento social tomadas pelos estados e pediu a ‘volta à normalidade’ e o fim do ‘confinamento em massa’.
O decreto desta quinta-feira também torna essenciais, entre outros, os seguintes serviços:
- lotérica, conforme Bolsonaro havia anunciado na noite desta quarta-feira (25) nas redes sociais
geração e transmissão de energia - produção de petróleo
- atividades de pesquisa científica e laboratoriais
- atividades médico-periciais
7 Comentários
Esse presidente eleito pelo povo sem noção e cheio de ódio está claramente beneficiando os pastores mercenários, exclusivamente por causa do dízimo. Irão causar muitas mortes, pois a maioria é inocente, alienada ou pouco instruída. Já antevemos o que isto irá causar. E só assistimos, inertes.
Ele acabou de participar da video-conferência do G20 que deliberou peloo acatamento das determinações da OMS.
E a posição da OMS é pelo confinamento (isolamento social).
E ele liberando tudo….
O povo está ferrado!
O País com um idiota como presidente, e assessorado por um Chigaco-boy.
A merda vai ser grande!
Bolsonaro fica ou não fica?
O que eu sei é que ele deve estar arrependido de ter levado para dentro do governo alguém que comandou a intervenção no RJ , e adquiriu profundos conhecimentos sobre milícias.
Milicianos não tem mistério para Braga Neto.
Bolsonaro x Governadores
Na terça-feira, dia 24, o general Geraldo Antonio Mioto, chefe do Comando Militar Sul, disse numa entrevista que estava em uma guerra contra o coronavirus, e que concordava com o posicionamento dos governadores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, e do Paraná. A area de atuação do Comando Militar do Sul.
Hoje, dia 26, foi publicada a sua passagem para a reserva, no Diário Oficial da União.
Esse elemento já deveria ter saído da presidência da República, ser presidente da câmara de vereadores de uma cidadezinha não sei se daria certo
Maldade sua essa conversa de que esse brucutu poderia ser vereador, e até presidente da Câmara de uma pequena cidade. Já pensou uma pequena cidade cheia de “Adrianos” e “Queiroz”?
E eu pergunto: Se qualquer um dos fiéis adoecer, será que algum dos pastores tem coragem de comprar pelo menos uma dipirona pra dar?
SERÁ????