Não faço mais livro. E posso até fazer, porém não publico mais. O que bóia de livro à cada edição, não está na fotonovela das sete. Lá em casa os pacotes de livros boiados se escondem debaixo das camas e nas prateleiras.
O escriba tupiniquim, além de pagar as edições dos seus livros, depara-se com o problema das bóias.
Não pode expor os livros nas livrarias vitrines, porque não é aceito. Lá só tem vez nomes nacionais e estrangeiros. Os daqui se humilham na fila e não conseguem.
Quem disser que conseguiu, está mentindo.
Nas livrarias onde encontra espaço, vende o livro e pena pra receber o pagamento.
Pense num povo esquecido de pagar, esse povo que vende livro!
De modo que desisti.
Estou com um livro na prensa de A União, aquele “Nos Tempos de Jornal”, mas já mandei suspender a edição.
Não faço mais livro.
E posso até fazer, mas não publico.
E só publico se for por encomenda.
Não tem mais espaço lá em casa.
E cansei de sonhar que sou escritor.
11 Comentários
Tião, uns dos motivos da bóia é que o povo parou de ler. Infelizmente, a moda é seguir uns tais blogueirinhos, que não dizem coisa com coisa, e nem escrever sabem. Isto é real e irreversível.
A boa leitura não interessa a uma sociedade, formada por duas ou três gerações, que tem preguiça pra tudo.
Esta sua sentença é ruim pra história.
Tião, eu nunca li um livro de sua autoria porque não encontro nas livrarias. Sei que você ja escreveu e publicou vários, mas, como consegui-los ?
comigo
SÓ UMA DICA, TIÃO MATUTO: ZÉ LAURENTINO TINHA A MESMA QUEIXA, POR NÃO CONSEGUIR VENDER SUA PRODUÇÃO. JUAREZ DA LIVRARIA CULTURA, EM CAMPIMA, CONCORDOU EM VENDER E ACEITOU QUE FOSSEM EXPOSTOS EM SUAS VITRINES, OS LIVROS DO POETA. LEVOU CINQUENTA EXEMPLARES E EM SEIS MESES SÓ VENDEU CINCO LIVROS. O VELHO ZÉ “PEGOU CARGA” E CONDUZIU O BAÚ DE LIVROS PARA O BAR DO GENIVAL E, EM UMA SEMANA VENDEU TODOS. HOJE, OUTROS ESCRITORES FAZEM O MESMO, COM DONA MARIA E GENIVAL NÃO SOBRA UM E LÁ EU SEMPRE COMPRO. MOVIMENTA-TE!
Uma boa opção é vender pelo site Estante Virtual.
Por que não insere uma divulgação permanente de seus livros no seu blog?
Use io espaço que já é seu e coloque seus próprios anúncios com imagem dos
livros com link para compra e etc. Fale com quem administra o seu blog.
Vc é ótimo escriba. Péssimo marqueteiro. A culpa de não vender é de sua incompetencia para o comercio de livros. Me informe quais livros e quantidade que vc dispõe e preço de cada. Eu vou lhe propor um negócio!
De novo, eu, o impertinente, o insistente, impenitente!
Vc teve a maioria de seus livros editados nos ultimos anos, ou seja, na era da eletrônica. Assim, todos eles estão em formatos digitais, o que permite vc usar ou disponibilizar de mil formas, publicando-os completos ou parcialmente na mídia digital, como no seu blog.
Recupere todos os arquivos digitais de seus livros junto as editoras que os publicaram.
Publique trechos ou capítulos inteiros, os mais significativos e interessantes.
Mantenha estas paginas permanentes no blog, em colunas laterais fixas, escapando do “terrivel” estilo efêmero e volátil dos blogs noticiosos.
Milhares de blogs fazem isso. Muitos só usam os blogs para isso: disponibilizar matérias permanentes.
Vc é um blogueiro de sucesso. Idem como escriba. Um marqueteiro incompetente e preguiçoso. Um analfabeto funcional no mundo digital.
De acordo com a nova classificação da OMSaude, vc está na faixa etária dos “jovens”. Até os 69 anos. Só a partir daí, quando o órgão sexual principal passa a ser a língua, que vc adentra a dita “terceira idade”.
Aproveita a vida Tião! Vc já viveu mais do que pensa!
(NÃO PRECISA PUBLICAR. ISSO É CONVERSA ENTRE NÓS. NÃO INTERESSA A TEUS LEITORES)
Publico porque é tudo verdade
Vox populi vox dei. As livrarias de hoje, quase todas em recuperação judicial (nome bonitinho para não dizer falência) viraram bodegas de luxo onde se vende de tudo, de celular a bananas. Lançamentos? Só se o caba for youtuber ou da Igreja Universal. Bares e lupanares são hoje os melhores lugares para lançamentos, como alguém já disse ai em cima. Ou então, Tião, fale com Florêncio, que em poucos dias tua estante estará vazia.
Eu também tenho vontade de adquirir tuas obras, (e acredito que muitas pessoas também) mas morando aqui em Coremas fica difícil. Siga o conselho de Chico Florêncio e nos presenteie com a oportunidade de adquiri-las.