Eu e Dona Cacilda inventamos um novo jogo: contar velhos na praça da alimentação do Manaíra Shopping. E como tem! Os casais idosos se espalham pelas mesas, comem do bom e do melhor, conversam, trocam cumprimentos, em resumo, o mundo envelheceu de pé a ponta.
Claro, nós dois integramos o time, somos sexagenários, aliás ela é, eu entrei na casa dos 70, em dezembro faço 73 e quebrei o catimbó que se abatia sobre a minha família, o que determinava a morte de todos antes dos 68.
Papai morreu antes de completar a idade limite, Zezão completou 68 mas não chegou ao meia nove, Galego se foi aos 54 e Carlinhos aos 30.
Lembro que um sobrinho de São Paulo me enviou um macabro recado pelo zap-zap: “Cuidado, Tio, está chegando ao meia oito!”. Gelei. Estava mesmo. Mas cheguei, ultrapassei, fui para o meia nove, entrei na casa dos 70, estou com 72 e se não alcançar os 73 não se atrevam a me considerar um perdedor, porque o recorde eu já quebrei.
Mas eu falava dos velhos da praça da alimentação. São muitos. E não é somente lá. Pelas lojas do shopping, pelos cafezinhos em conversas fuxiqueiras, lá estão eles.
Há até uma confraria do Manaíra que tem Chico Pinto como presidente e Mousinho do Paraiban como vice, que se reúne às tardes no cafezinho ao lado das Casas Bahia para tratar de assuntos da vida alheia. E só tem gente chique como Luciano Henrique, Alberto do Paraiban, Nau dos Anjos, Lula e Joãozinho de Guarabira, entre outros.
A cidade envelheceu, o mundo envelheceu. E acabou aquele medo de não dar mais no couro por causa do ataque cardíaco provocado pelo Viagra. Agora existe a opção de colocar uma prótese lá em baixo. A bicha, segundo usuários(Vavá da Luz tem uma) com quem conversei, permanece riste e disposta, com a cara virada para Pirpirituba, faça sol ou caia chuva, haja tempo ruim ou brisa primaveril.
Só aconselho a quem colocou ou pretende colocar para tomar precauções e não fazer como faz aquele famoso jurista, que endureceu o mole e derreteu o juízo. E sem juízo, saía de casa só de camisa apavorando a vizinhança com aquela enorme estrovenga escura .
Sem Comentários