Memórias Sem categoria

Cícero Lucena também foi preso e acusado de corrupção e 15 anos depois a justiça reconheceu que errou e o considerou inocente

25 de dezembro de 2019

A história registra casos de pessoas presas, execradas, expostas aos olhos da opinião pública como criminosas, que depois foram inocentadas pela Justiça. O exemplo mais próximo é o do ex-governador, ex-prefeito e ex-senador Cícero Lucena. Em 2005 ele foi preso pela Polícia Federal, durante a chamada Operação Confraria, acusado de chefiar um grupo com outras sete pessoas que participaram de um esquema de licitações irregulares e desvio de verbas em obras, envolvendo recursos financeiros superiores a 100 milhões de reais durante sua administração como prefeito de João Pessoa. 

Quando foi preso, Cícero ocupava o cargo de Secretário de Planejamento do Governo Cássio Cunha Lima. A Polícia, além de prendê-lo, apreendeu documentos, recolheu os computadores da Secretaria, vasculhou sua casa, sua vida, sua intimidade. Cícero foi exposto, fotografado e mostrado como delinquente. Os filhos de Cícero foram alvos do deboche de acusadores gratuitos e o próprio Cícero era chamado pelos desafetos de “Cícero Confraria”.

Quinze anos se passaram e no último dia 13 de novembro o Tribunal Regional Federal da 5ª Região finalmente o considerou inocente. Por unanimidade, o Tribunal reconheceu que não ocorreram fatos referentes a organização criminosa, formação de quadrilha, fraude de licitação e superfaturamento de obras não realizadas. O TRF também reconheceu que não houve crime de corrupção da parte do ex-prefeito e auxiliares.

Como se vê, essas prisões espetaculosas, zoadentas e acompanhadas de manchetes escandalosas nem sempre espelham a verdade.

O difícil é devolver ao acusado a imagem que ele tinha antes de se tornar alvo da sanha acusatória das chamadas autoridades constituídas.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Adenilson 26 de dezembro de 2019 at 06:33

    INFELIZMENTE NAO ACREDITO NA INOCENCIA DESSE CIDADAO. NOSSO JUSTIÇA É MUITO LENTA PRA QUEM TEM PODER É DINHEIRO. QUASE TODOS OS PROCESSOS DELE FORAR ARQUIVADOS POIS PERDERAM O PRAZO É NAO POR ABSOLVICAO DE CULPA, APENAS EM UM PROCESSO FOI INOCENTADO . POLITICO DO PSDB EM TODO BRASIL NAO SAO INVESTIGADOS, OS POUCOS QUE SAO OS PROCESSOS SE ARRASTAM NA PRIMEIRA INSTANCIA PRA QUANDO SAIR DA MENTE DO CIDADAO SEREM ARQUIVADOS. PROCURE SABER O PATRIMONIO DESSE CIDADAO ANTES DA POLITICA E VEJA AGORA . VCS JORNALISTAS DISSERAM QUE MARANHAO NO ULTIMO MES DE GIVERNO DEU DE PRESENTE A UM FAMILIAR DELE.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.