Destaques

CNJ afasta Ivana Cunha Lima do Cartório que foi do seu pai em Campina Grande

12 de março de 2024

Ivana Cunha Lima, que respondia como interina pelo 1º Tabelionato de Notas, de Protestos de Títulos e Registro de Imóveis da Comarca de Campina Grande, foi afastada hoje por decisão do ministro Alexandre de Morais, do CNJ.

Ela é tia do prefeito Bruno Cunha Lima e filha do antigo tabelião e político Ivandro Cunha Lima, a quem substituiu. Ivandro foi tabelião titular desde 1964.

A Corte Suprema fez cumprir seu entendimento sedimentado sobre a impossibilidade de nepotismo nos serviços delegados (como é o caso dos cartórios extrajudiciais).

O próprio CNJ impede qualquer parente até 3º grau, como é o caso da FILHA do falecido delegatário Ivandro Cunha Lima.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já havia fixado o entendimento, de caráter geral e Vinculante, de que, extinta a delegação a notário ou a oficial de registro pela morte do titular dos serviços, as nomeações dos interinos, mesmo que se tratem dos substitutos mais antigos e nomeados nos termos do art. 39, § 2º, da Lei nº 8.935/1994 , devem ser revogadas quando mantiverem vínculo de parentesco até o 3º grau com o delegatário falecido, ante a vedação ao NEPOTISMO PÓSTUMO que não pode ser relativizada por quaisquer dos eminentes Conselheiros do CNJ.

Confira  a decisão  na íntegra:

WPS Office: pacote de escritório completo com o editor de PDF

Aqui está o link para o arquivo:
https://us.docworkspace.com/d/sIBvZ0pXBAYL1wq8G

Adquira o WPS Office para PC:
https://www.wps.com/d/?from=t

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.