opinião

COMO O HOTEL TAMBAÚ FOI DO LUXO AO LIXO?

17 de novembro de 2024

Fernando Milanez 

Circulou esta semana na internet uma dezena de fotos do Hotel Tambaú (ou o que restou dele) e isso nos causou a mais profunda indignação.
Arrisco-me a abordar esse assunto na condição de ex-secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa, na gestão de Luciano Cartaxo, onde fui testemunha – nos muitos eventos em que tive a oportunidade de representar a nossa cidade – de abordagens feitas por autoridades de todos os cantos deste pais, querendo saber como o Tambaú foi do luxo ao lixo.
O hotel já foi um dos mais famosos do Brasil. Com arquitetura icônica à beira d’água, mais de 200 quartos e avaliação 5 estrelas, o hotel, por si só, atraía visitantes do mundo inteiro. Hoje, está abandonado, vítima de problemas administrativos e uma intensa batalha judicial pela sua posse.
Inaugurado em 1971 e administrado por uma rede ligada à antiga Varig, seus tempos de glória foram marcados por muito luxo e festas incríveis, mas, nos bastidores, inúmeros problemas aceleraram o declínio do estabelecimento e culminaram em sua falência em 2006. A Varig só viria a falir pouco depois, em 2010.
Agora que o turismo de João Pessoa vive um verdadeiro ‘boom’, registrando números recordes de visitantes do Brasil e do mundo, a pergunta que não quer calar é esta: de quem é a responsabilidade pela recuperação desse cartão postal de João Pessoa?

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply luiz 17 de novembro de 2024 at 07:21

    Vamos derrubá-lo e voltarmos a ter a nossa praia livre do monstrengo invasor.

  • Reply CHICO OLIVEIRA 17 de novembro de 2024 at 08:08

    AVAREZA, ESPECULAÇÃO, SAFADEZA e BURRICE. – A questão é pelo lado do mal.
    De quem é a IRRESPONSABILIDADE pela NÃO RECUPERAÇÃO desse cartão postal de João Pessoa? – Pelo que poderia ser de bom alvitre para nossa cidade, ouvi falar que um grande “empresário” de peso daqui mesmo, havia arrematado o prédio, no estado que se encontra, por cerca de R$ 40 milhões. Sendo o ícone que é, acho que o m2 custou uma bagatela. Após isso, qual é o projeto, requerimento de licença para construção, nome do requerente, os grupos de investimento interessados e os que botam gosto ruim na recuperação do que, a meu sentir, pode ser nos próximos 5 anos, facilmente voltar ser tudo ou mais do que foi outrora. Só o nome TAMBAÚ e a imagem arquitetônica é o mesmo que o painel HOLLYWOOD. E nem precisa ser um Washington Olivetto pra entender o que isso significa. Todo mundo do turismo sabe disso. Então, qual será a urucubaca e/ou quem está trabalhando contra todo esse potencial? 💪 Ou será que não tem nada nem ninguém da nossa Capital que possa imaginar, promover e concretizar ações nesse sentido? Quantos acionistas – empresários/investidores -, poderiam ser reunidos em torno de um projeto até de índole histórica e cultural, mas também em holding com viés patrimonialista em negócio profissional e cooperativista. Mas para isso, há uma parcela de ações que depende da atuação firme do poder político/administrativo, tudo no interesse estrito da divulgação e desenvolvimento do turismo em nossa Capital. Entretanto, se continuar como está, há uma parcela de omissão dos entes públicos em relação ao código de posturas, fiscalização, poder de polícia e atuação para cumprimento da norma legal em casa espécie. SOLUÇÃO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHAS E DE ATITUDES COM BONS PROPÓSITOS. Fora disso, é safadeza caô brasileira com certeza . 😜 Aí irmão, nem a milanesa!

  • Reply Cesar 17 de novembro de 2024 at 10:44

    A pergunta que não quer calar:
    QUEM FINALMENTE É O DONO DO HOTEL TAMBAU?????
    Quem souber, me responda!!!!

  • Reply Gilvan 17 de novembro de 2024 at 12:43

    Já que ele está lá, deveria ser recuperado, já faz parte da nossa história e não atrapalha o uso da praia , sempre foi um dos cartões postais mais vistos de João Pessoa.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.