Memórias

De quando Princesa quase foi alvo de um bombardeio aéreo

18 de maio de 2021

O sobrevoo do avião cheio de bombas para despejar sobre Princesa já era esperado, mas a reação dos defensores da cidadela rebelada se fez sentir de maneiras diversas. Houve heroísmo e medo. Gente correu para o meio da rua atirando para cima e muita gente se jogou debaixo das camas, disputando o espaço com os pinicos, aquela altura cheios e aguardando a desova matinal.
O relógio marcava cinco horas da manhã. A cidade dormia e acordou com o ronco fanhoso do motor tomando conta do céu.
Os homens de Zé Pereira disparavam de baixo pra cima e o avião, subindo para se livrar das balas, despejou a carga, que não era de bombas mas de panfletos redigidos por Zé Américo conclamando o povo a se render.
O major Feliciano, com seu mosquetão de cinco tiros, mirou no avião no momento em que descia de lá uma ruma de panfletos. Foi o tiro subindo e os panfletos descendo. “Acertei nas penas”, exultou o major, sendo de leve contestado por um cabra que dizia ter visto a queda de um concriz.
Mulheres desmaiavam, homens corriam. Zacarias, que deixara jericó sob os protestos da mãe para vadiar na feira de Princesa, choramingava amparado no parapeito da farmácia de Zé Frazão:
– Bem que mãe disse que não viesse! Bem que mãe disse que não viesse.
O coronel, com as mãos na cabeça, pedia ao povo para suspender o tiroteio e economizar munição.
O avião “Garoto” das forças armadas da Polícia ganhava altura e retornava ao Piancó sob os vivas dos cabras de Zé Pereira, que se gabavam de terem botado pra correr as bombas de Zé Américo.
Só Chiquinho Mendes não festejava. Assim que o avião apareceu e o tiroteio começou, emburacou no forno da padaria, onde se encontrava abrigada uma galinha choca.
A galinha bicou o intruso e ele, se ajeitando ao seu lado, prometeu:
– Não diga nada a ninguém, dona, que eu lhe dou um corte de pano.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.