O governo de Jair Bolsonaro mudou nesta terça-feira 23 a data de exoneração de Abraham Weintraub, ex-ministro. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União como uma retificação. A saída do ex-chefe da pasta foi adiantada para o dia 19, mas o decreto original foi publicado no dia 20 de junho.
Isso aconteceu porque Weintraub só foi exonerado oficialmente do cargo após utilizar seu passaporte diplomático de ministro para conseguir entrar nos EUA, já que o país impôs restrições a turistas brasileiros por conta da pandemia do novo coronavírus.
Com a mudança, Weintrab pode ser acusado de utilizar o passaporte diplomático indevidamente, já que viajou para Miami após não ser mais ministro.
A alteração aconteceu após o Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), ingressar com uma representação para que a Corte apure uma possível participação do Itamaraty na viagem do ex-ministro. Na avaliação do sub-procurador Lucas Furtado pode ter havido desvio de finalidade por parte da pasta comandada por Ernesto Araújo, já que o ingresso de seu colega em Miami, sem caráter oficial, só ocorreu graças ao passaporte diplomático.
Na representação, o sub-procurador ressalta que a viagem não detinha nenhum caráter oficial, “o que lhe retira a finalidade pública” e, por isso, o passaporte diplomático não poderia ter sido utilizado como justificativa para o então ministro ingressar no País.
Procurado, o Planalto ainda não se manifestou sobre o caso
7 Comentários
Acredito eu que ele poderá ser extraditado. Beleza
A data da exoneração do ex-ministro, na verdade, retrocedeu de 20 de junho para o dia anterior, 19 de junho.
O governo Bolsonaro pode ter criado um abacaxi diplomático com os Estados Unidos. Mas o Trump, em plena campanha eleitoral, se abrir exceção para o caso Weintraub irá criar um problema para si meesmo. Será como afirmar que o seu discurso de controle da imigração não vale para todos.
Há ainda a agravante de que o Weintraub não declarou nenhum endereço de destino nos Estadoz Unidos, como ele próprio afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.
As autiridades americanas. em tese, poderiam até expedir ordem de detenção e expulsão.
conheço uma rapaziada que botava ar sério sobre pedalada e uso indevido do estado, gente cheirosa, estudada, civilizada. “petê não, não tem como apoiar corrupção”. aí apoiaram a “mudança”, um “novo” brasil onde ninguém esteja acima da lei. tudo com cara de tabaca agora.
Quando você diz tudo com cara de tabaca, quer dizer todos com cara de tabaca. Petistas e não petistas, não é isto?
quis dizer tudo msm. não tem “interpretação nem contextualização”, especialidades de mínion ao querer que digamos o que querem ouvir. não é todos que todos é pra gente e gado não é gente
Especialmente os homens de bem que votaram num falso messias, um senhor das trevas.
O Weintraub tem postado fotos dele nos Estados Unidos. Até parece turista deslumbrado com a terra do Tio Sam. Tem foto dele na frente de uma loja KFC. Foto que parece tirada na Disney.
Só está faltando uma foto dele na casa do guru, na Virgínia. E de preferência com os “costumers” batendo na porta.