Cícero Lima(jornalista)
A paraíba já teve destacadas e tradicionais famílias na política estadual e nacional. A família Pereira, por exemplo, da cidade de Pombal, encravada no alto sertão do Estado, foi uma das que por mais de 40 anos elegeu e reelegeu seus membros à Assembleia Legislativa da Paraíba e a Câmara Federal.
Aécio Pereira, o mais jovem da prole política do velho “Chico Pereira”, conseguiu se eleger por 6 legislaturas ininterruptas, ou seja, 24 anos na Assembleia Legislativa, e por sua desenvoltura parlamentar, foi transformado numa espécie de porta voz ativo da família, bem assim do grupo político que integrava, o chamado “Grupo da Várzea”.
Na Assembleia Aécio só batia continência para seu “Chico “, mas fazia questão de ouvir atentamente os conselhos e ensinamentos dos deputados mais experientes e intelectuais, a exemplo de Fernando Milanez e, fora daquele ambiente parlamentar, seguia também, boa parte, dos conselhos do seu sogro Agnaldo Veloso Borges, tido e havido como o chefe de honra do chamado Grupo da Várzea.
Aécio Pereira era um homem vaidoso consigo próprio, só gostava do que era bom, condição essa que agregou à vida desde sua época de playboy do Sertão, mas carregava na sua alma um espírito de simplicidade incomum e demostrou essa condição durante muitos anos em suas andanças pelo Interior do Estado, visitando e levando benefícios para as comunidades que sufragaram seu nome.
Aécio faleceu ainda jovem e não deixou sucessor para continuidade da atividade política e todos os filhos enveredaram por outros caminhos da vida, a exemplo de Aécio Filho que é Juiz Federal na Paraíba.
3 Comentários
CIÇO é dos Batistas lá do Poço Doce e da Santa Rosa. CIÇO foi assessor de Aécio Pereira e de Elias Monteiro . Tempo bom !!!
EU,AÉCIO DINIZ ,CONCORDO COM O COMENTÁRIO DE TIÃO LUCENA DESTACANDO O IMPORTANTE LEGADO POLÍTICO DEIXADO À PARAÍBA PELO MEU XARÁ AÉCIO PEREIRA.
SE ERA REPRESENTANTE DO GRUPO DA VÁRZEA, DISPENSA APRESENTAÇÃO!!!