O deputado Gervásio Maia (PSB/PB), é coautor do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 199/2020, da deputada Lídice da Mata (BA), que propõe a suspensão das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tiveram início última segunda-feira (11).
Para Gervásio, o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, prejudicou muitos alunos que, sem aulas e sem condições de reposição on-line, não têm acesso aos recursos necessários para acessar o conteúdo exigido na prova. “Com pandemia coronavírus no Brasil, adiar o ENEM é uma questão de justiça social. A manutenção da data das provas vai ampliar ainda mais as desigualdades sociais. O ministro da Educação é insensível, arrogante e mostra que não tem compromisso com os mais vulneráveis”, afirmou o vice-líder da oposição.
Dados da pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), que fazem referência às informações do ano de 2018, mostram que apenas 67% dos domicílios no país têm acesso à internet.
O PDL tem coautoria ainda do líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), e dos socialistas Bira do Pindaré (MA), Danilo Cabral (PE), Denis Bezerra (CE), Vilson da Fetaemg (MG), Mauro Nazif (RO) e Tadeu Alencar (PE).
1 Comentário
Concordo com o Gervásio Maia. O ENEM não pode ser privilégio apenas da elite. Tem que ser abrangente, muitos estudam com dificuldades. Louvável. Tenho acompanhado seus projetos e tenho já admiração. Parabéns pra ele, por lutar pelos menos favorecidos.