A secretária de Saúde de Princesa Isabel, Nininha Lucena, afirmou nesta terça-feira (31) que o Hospital Regional de Princesa Isabel (HRPI), administrado pela Prefeitura, implantou na última sexta-feira (27) uma divisão de triagem para atender pacientes que apresentam sintomas da Covid-19, com a finalidade de identificar e redirecionar os atendimentos com rapidez e eficiência.
Ela explicou que a área inferior do HRPI foi dividida em duas alas, sendo uma para pacientes com síndromes respiratórias e sintomas gripais – eventuais suspeitos de coronavírus. A outra mantém o atendimento normal da unidade hospitalar.
De acordo com Nininha Lucena, o HRPI já dispõe de sete leitos exclusivos para pessoas com quadro suspeito do novo coronavírus, com pontos de oxigênio e isolados. Desses leitos, um conta com respirador pulmonar mecânico para casos que demandem cuidados mais intensivos.
Apesar das limitações estruturais do HRPI, a secretária assegurou que a unidade já formatou um plano emergencial, caso aumente a procura por mais leitos para a doença.
“O HRPI não é referência para atendimento de pacientes suspeitos do Covid-19 com quadro clínico agudo, sendo apenas porta de entrada para o cuidado inicial e estabilização. Caso seja preciso, o paciente será encaminhado para uma unidade de referência ou, em algumas situação, para o isolamento domiciliar”, acrescentou.
“A Prefeitura de Princesa Isabel, por meio do HRPI, se antecipou em adotar medidas e ações, seguindo as orientações e protocolos do Ministério da Saúde e da SES ( Secretaria de Estado da Saúde). A SES, por sinal, já definiu as unidades de referência na Paraíba”, finalizou.
Sobre o assunto, a Prefeitura de Princesa Isabel divulgou ontem (30), nas redes sociais (30), Nota Técnica do HRPI detalhando o funcionamento da unidade com a implantação do serviço de triagem do novo coronavírus
1 Comentário
Tião cadê o governador que não dispensa ou pelo menos diminuir pela metade a talão de água do trabalhador e do pessoal pobre. Sabes se tem alguma coisa nesse sentido?