Destaques

Deu no Parlamento PB da minha querida e amada Cláudia Carvalho:Ricardo Coutinho faz “live” e critica medidas do Estado e prefeitura sobre coronavírus

19 de março de 2020

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), fez uma transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram na noite desta quinta-feira, 19, para falar sobre a pandemia de coronavírus. Apesar de ter dito que não se tratava de críticas ao Governo do Estado e à prefeitura de João Pessoa, ele apontou falhas nas medidas tomadas até agora pelas autoridades. Confira alguns pontos abordados pelo ex-governador.

“Fechar o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraiba, o HTOP foi um erro. Ele está todo montado e tem capacidade de UTI para ajudar a atender as vítimas do coronavírus. É preciso agir agora e ter capacidade de resposta imediata porque na Itália houve uma explosão de mortes”.

“É preciso que o Estado tenha voz de comando e para isso deve ter credibilidade para tal. Ele precisa falar com as pessoas e não apenas para algumas que têm um nível de informação. É fundamental que o poder público treine e qualifique o pessoal para não colocar os servidores da saúde em uma situação delicada”.

“Fiquei estupefato ao saber que uma senhora de 74 anos que trabalha no Arlinda Marques e que precisa ficar em casa porque é do grupo de risco, vai perder a produtividade e diminuir sua renda”

“É preciso comprar equipamentos de proteção individual para os servidores da Saúde”.

“Isso não é uma crítica, mas um apelo de quem conhece a máquina pública do governo e da prefeitura de João Pessoa”.

“Não adianta abrir a boca para dizer que o Estado tem 500 respiradores porque eles já têm uma demanda anterior e agora outra demanda muito maior”.

“Acho que nós já estamos atrasados. A prefeitura de João Pessoa e o Estado têm que criar uma porta única para que não tenhamos um genocídio em que a população mais pobre não seja a mais afetada. Todos precisam ter o mesmo acesso à saúde. Pode ser feita uma requisição administrativa temporária e isso é pra ontem”.

“As cirurgias eletivas têm que ser suspensas em todos os hospitais do Estado que devem estar num comando único que deve ser do Estado”.

“Os medicamentos de uso contínuo devem ser distribuídos nas casas dos pacientes. Podem ser usadas as cooperativas de táxi para essa distribuição. É preciso reforçar a alimentação da população carente. A Prefeitura de João Pessoa está fazendo isso, distribuindo a merenda para ser levada para casa. Quais os assentamentos que produzem alimentos? No Conde, na zona da Mata, em toda parte tem alguém produzindo e esses são gastos que o poder público tem que ter. Quem governa tem que governar com uma reserva”.

Você pode gostar também

5 Comentários

  • Reply Severino A Santos 20 de março de 2020 at 09:06

    Essa análise merece respeito, dado o conhecimento e a expertise do governador Ricardo Coutinho, ao longo de sua trajetória. A proveito a oportunidade para tratar de dois assuntos: o primeiro, indigesto, diz respeito às denúncias contra Ricardo, porque envolve um homem público que tem um histórico indelével, com passagem no parlamento e no executivo, onde se houve com competência e honradez, e hoje está sob suspeição. Rogo a Deus todos os dias para que haja aí um equívoco. Digo isso porque ingressei no serviço público (federal) em 08 de janeiro de 1968, através de concurso público (a nível nacional), depois, em maio de 1978, ingressei nos quadros de empregados (CLT) do Governo da Paraíba, e, para encurtar, já aposentado, fui convidado a exercer uma diretoria na SEMHAB (recém criada, então em estruturação), no período de 2005 a out/2009, onde tive a alegria de ajudar na implementação do grande e inédito programa habitacional da Administração Municipal. Pois bem, até 2005, contava com 37 anos de serviço público (com passagem em algum momento na iniciativa privada) interregno no qual exerci diversos cargos de confiança nas administrações estadual e municipal da capital, onde pude perceber condutas ímprobas naquelas gestões, o que não observei nesse período na PMJP (1ª gestão). Ao contrário, período com muito trabalho sem que tenha me deparado com interferência inadequada por parte do prefeito ou de pessoa interposta. Essa é a razão da minha perplexidade! O segundo assunto, complexo e controverso, pois trata da atual intervenção da Prefeitura na orla da capital, no trecho que vai da Praça de Iemanjá, passando pela Falésia do Cabo Branco até a Praia do Seixas, inclusive a ladeira do Cabo Branco. Por esse motivo (complexidade e controvérsias, científica e técnica), não tenho como explicitar a minha indignação, sob a ótica da engenharia). Contudo,se for do interesse do governador conversar a respeito, eis meu celular/zap 8802 6187.

  • Reply AMIRALDO LIMEIRA PATRIOTA 20 de março de 2020 at 10:46

    Palavra de quem entende e sabe o que diz!…

  • Reply Josenilde 20 de março de 2020 at 17:47

    Essa mago é inteligente mesmo!

  • Reply Delfos 20 de março de 2020 at 18:45

    Se tivessem juizo montariam um Condelho de verdade, formado por pessoas capazes de formatar e umplementar as ações necessárias para primeiramente cuidar da saúde da população , e num segundo momento
    Desenvolver ações visando a recuperação daa atividades econômicas.

    Ah, mas estão com problemas com a Calvário.
    E DAÍ? ESTAMOS FALANDO EM SALVAR VIDAS, E NÃO EM MASSAGEAR EGOS.

    A HORA DAS CONVICÇÕES NÃO É AGORA.

    AGORA É HORA DE TODOS SE JUNTAREM EM PROL DAS VIDAS DA POPULAÇÃO, ESPECIALMENTE DAS CAMADAS MAIS CARENTES.

    CADÊ OS GRANDES EMPRESÁRIOS?

    NÃO É A HORA DELES RETRIBUIREM ALGO À POPULAÇÃO?

    VÃO LEVANTEM AS BUNDAS DAS CONFORTÁVEIS POLTRONAS, DEIXEM O SCOTT E O CHAMPANHE DE LADO, E ARREGACEM AS MANGAS EM PROL DA POPULAÇÃO.

    AFINAL É ELA QUE CONSUME SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS.

  • Reply Matheus 20 de março de 2020 at 21:41

    Pois é…… o cara é , indiscutivelmente , o melhor gestor público que este Estado conheceu. A matemática não fecha com as convicções, não acredito nesta narrativa do MP, não acredito nesta coisa de delação premiada, quem tá preso diz o que quiserem para se libertar, ninguém aguenta a pressão. O cara fez muito por este Estado, abriu mão do senado, as coisas não batem. RC é um ser político, atuante, de muitas qualidades, inteligente.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.