Diretora da Escola Jovelina Gomes, de Uirauna, envia nota explicando as demissões de professores. Leia:
*NOTA*
No dia de ontem, este reconhecido blog publicizou uma matéria atribuindo razões políticas para a demissão de professores na Escola Estadual Jovelina Gomes, na cidade de Uiraúna, alto sertão da Paraíba.
Ocorre que no início da gestão da nova diretoria da escola, a 9ª Gerência Regional de Educação, sob nova administração, fez um levantamento em todas as escolas para verificar o número de alunos em cada turma de cada ambiente escolar.
No caso do Jovelina, detectou-se um número “inflado” de alunos que não justificava o tamanho do corpo docente. A gerência propôs, então, juntar turmas e otimizar o espaço físico e o quadro de funcionários da respectiva escola.
O fato é que este imbróglio se estendeu por vários meses, com salas com capacidade para 30 alunos recebendo turmas de nove ou dez estudantes. E somente por esta razão, a Secretaria de Educação, seguindo determinações legais, prosseguiu com a junção das turmas – o que deixou um contingente de professores com carga de trabalho cada vez menor -, chegando ao ponto de ocorrer o desligamento de alguns competentes, porém ociosos, profissionais.
Esta direção tentou de todas as formas evitar o acontecido, inclusive se comprometendo a, com planejamento e foco, aumentar o número de matrículas dos alunos. Entretanto, não há como negar que atos, possivelmente de má-fé, anteriores à esta gestão escolar foram os verdadeiros responsáveis por esta triste notícia veiculada na imprensa.
O único objetivo desta direção é construir um ambiente que possibilite o crescimento intelectual dos nossos alunos, buscando aprimorar a qualidade do serviço prestado, além de buscar junto àqueles que queiram ajudar estadualmente a melhoria da infraestrutura escolar, com nova mobília e até mesmo a construção de um ginásio de esportes.
Francisca Íris Duarte de Figueiredo, diretora da Escola Estadual Jovelina Gomes
1 Comentário
Não conheço a Diretora, até porque, reside em João Pessoa, no entanto já fui diretor escolar, entendo plenamente a situação.
É simplesmente adequação, numero de alunos X professores. há uma correlação salas de aulas, alunos e professores. É uma
questão matemática, portanto concordo com a as palavras da diretora.