Memórias

Do Fundo do Baú!

24 de julho de 2023

No dia 31 de setembro de 1975, um domingo, durante um jogo entre Botafogo de João Pessoa e Auto Esporte, o repórter fotográfico Josinaldo Malaquias, então funcionário de O Norte, foi espancado e massacrado por 20 policiais militares, por ter testemunhado espancamento de torcedores pela PM ao final do jogo.

Josinaldo chegou a desmaiar e mesmo assim o espancamento continuou. Levado a Central de Polícia, novamente apanhou à exaustão e depois foi jogado numa cela. Foi solto às 19 horas por interferência de diretores de O Norte e levado ao Hospital de Pronto Socorro, onde ficou internado por causa da gravidade dos ferimentos. A mãe de Josinaldo, ao ver o filho ferido, teve uma crise nervosa e foi atendida pelos médicos.

Comandou o espancamento o então Capitão P M dos Santos, que, segundo o comandante à época, seria investigado. Não se sabe o que lhe coube como punição.

A matéria de O Norte denunciando a atrocidade teve chamada na primeira página e ocupou a metade da terceira página do Jornal. Você, se for do meu tempo, lembra do ocorrido. Quem chegou depois tem agora a oportunidade de ver esse episódio lamentável, graças ao resgate feito pelo fotógrafo Antonio David.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2