A edição de 12 de novembro de 1980, do jornal A União, anunciava, em manchete, a decisão do Tribunal de Justiça, de mandar o médico Humberto Paredes a um novo júri, por conta de tumultos registrados no Fórum de Santa Rita, onde fora julgado e absolvido. Paredes era acusado de violentar e matar a estudante Valdemarina Zominho. Eis o que A União publicou:
“O medico Humberto Paredes irá a novo julgamento pela morte de Valdemarina de Araújo Zominho, segundo decisão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, que por maioria de votos, anulou a última decisão do Tribunal do Jùri de Santa Rita realizada no dia 14 de abril último, que absolveu o acusado.
A manutenção do resultado do julgamento foi defendida pelo advogado Nizi Marinheiro, mas os desembargadores resolveram mandá-lo ao terceiro julgamento, acatando as alegações do advogado Geraldo Beltrão, segundo as quais registrou-se vários tumultos durante a sessão do júri, com os jurados conversando entre si e uma pequena multidão de amigos de Paredes pressionando a todos com gritos e gestos, tanto que ele e o promotor Juarez César de Carvalho tiveram que se retirar do recinto.
Falou também do posicionamento do juiz Altamir Milanez que não determinou qualquer providência para recolocar a sessão em sua normalidade ou para suspender o julgamento, já que àquela altura registrava-se inclusive a danificação de móveis e do próprio imóvel onde se realizava a sessão, denúncias comprovadas através de fotografias enviadas às autoridades judiciárias pelo prefeito de Santa Rita.
A reunião da Câmara Criminal foi presidida pelo desembargador Aurélio de Albuquerque, contando com a presença dos desembargadores Anízio Maia Neto, Mário Moura Resende, João Pereira Gomes e Rivando Bezerra, decidindo-se na ocasião enviar o processo contra Humberto Paredes ao Cartório Dourado de Azevedo para que seja marcada a data do novo julgamento, o que deverá ocorrer ainda este ano.”
3 Comentários
ESSE ELEMENTO – PAREDES- AINDA VIVE OU JÁ FOI ÀS BRASAS DE QUEM DE DIREITO? FALA TIÃO!
Dizem que é médico psiquiatra e é professor na UFPE.
OBRIGADO JOSÉ! DIZEM QUE OS CABAS DA MÃO BRANCA DE CAMPINA GRANDE TINHAM PROMETIDO FAZER UM TRATAMENTO VIP NELE. NÃO DEU CERTO ..