O carro na época era tinindo de novo, as casas chamavam a atenção pela suntuosidade, a Avenida Trincheiras de 1920 era o espaço mais disputado de João Pessoa pelas pessoas ditas importantes, os ricos proprietários de terras, os usineiros, os industriais, os políticos, os detentores de títulos de nobreza.
O tempo passou, a cidade se mudou para a praia, o centro chique se transformou em centro histórico, o descaso tomou conta dos antigos abrigos, os herdeiros abandonaram os espaços para que o tempo destrua o que os Institutos de Preservação os proíbe de fazer com a marreta e a picareta.
Restou a nostalgia até mesmo para os olhos daqueles que não alcançaram esse tempo, como o locutor que vos fala.
2 Comentários
Verdade caro Tião, essa Rua das Trincheiras, outrora tão importante hoje é o sinal perfeito do descaso e do abandono e a noite pela escuridão reinante, causa até medo aos que ali trafegam. A balaustrada que outrora foi ponto de encontro das pessoas ao final da tarde para assistir ao por do sol, se tornou um lugar sujo e sombrio. Das casas que serviam os figurões da nossa sociedade, mesmo tombadas para fossem preservadas, estão quase todas em ruínas. Pelo menos com relação a via, a Prefeitura precisa intervir ali urgente.
Pode parecer loucura mas não é. Acaso eu de uma hora pra outra ficasse milionário com.um prêmio dessas megasena da CEF, contrataria gente especializada e certamente iria fazer dali uma localidade da cidade das mais efervescentes, chic , culta e badalada. O projeto atrairia todos os herdeiros daqueles imóveis, o poder público, os proprietários moradores e a cidade como um todo. Seria um deslumbre com atividades muito ecléticas, culturalmente ricas e economicamente viáveis E quem dúvida disso, sabe de nada e um pouco mais de nada. A novidade é o máximo.