O Fundo do Baú de hoje vem de Marcos Maivado Marinho, direto de Campina Grande:
Zé Luiz, Garrincha e o Galo
José Luiz Júnior, que Campina Grande aprendeu a admirar chamando-o com o nome de guerra do futebol – Zé Luiz – foi um dos atletas mais completos da cidade, quatro décadas atrás.
Na condição de jogador de futebol brilhou no Campinense e no Treze, sendo ídolo das duas torcidas. Pelo Galo foi campeão estadual invicto, quando seu amigo Edvaldo do Ó presidiu a agremiação.
Depois de pendurar as chuteiras enveredou pela política partidária e logo elegeu-se Vereador, quando encetou campanha pública que resultou na construção do estadio ‘O Amigão’. Depois elegeu-se deputado estadual e por muito pouco não virou deputado federal.
Largou a política e foi chefiar empresas privadas, mas depois de um bom hiato de tempo aceitou disputar a vice-prefeitura de Campina Grande ao lado de Veneziano Vital do Rego, ambos se elegendo em pleito memorável retirando a supremacia do Grupo Cunha Lima no Município, que já se estendia por vinte anos.
Nesta foto de 1968, Zé Luiz fez parte do time que enfrentou a seleção da Romenia, com o célebre Garrincha sendo seu companheiro no escrete do Galo, partida que os europeus venceram pelo escore de 2 x 1.
2 Comentários
A propósito dessa foto, Zé Luiz nasceu em João Pessoa, no Bairro de Cruz das Armas e o primeiro time de futebol que ele atuou foi a Portuguesa daquele Bairro. OS dois irmãos de apelido Chicletes, também nasceram em João Pessoa e, igualmente a Zé Luiz, iniciaram na mesma Portuguesa de Cruz das Armas, depois vieram para o Campinense e na sequência foram contratados pela Portuguesa de Desportos de São Paulo.
Esse jogo foi histórico, pois Nilton Santos também fez parte do confronto. A enciclopédia do futebol só vestiu as camisas do Botafogo RJ, Seleção Brasileira e Treze de Campina Grande.