O Baú de hoje vem de Petronio Souto, o inesgotável:
Inauguração de A União no DI
2 de Fevereiro de 1974 – Solenidade de inauguração das novas instalações de A União – Cia. Editora, no Distrito Industrial de João Pessoa.
Detalhe que só os contemporâneos sabem: as instalações físicas da sede do Distrito Industrial ficaram prontas em 1973, quando o jornal foi para o novo endereço, embora funcionando precariamente.
Alguns acham que a famosa ‘barriga’ de A União, que anunciou o general Orlando Geisel, e não o seu irmão Ernesto, como sucessor de Médici, se deu exatamente pela precariedade em que o jornal operava.
O episódio de repercussão nacional resultou na demissão sumária do secretário Noaldo Dantas, do diretor de A União, Luíz Augusto Crispim, e do editor Marcone Cabral.
A solenidade da foto, provavelmente em fevereiro de 1974 (final do governo Sátyro), é de inauguração da empresa A União – Cia Editora, que passou a funcionar plenamente, com suas novas máquinas e equipamentos, no Distrito Industrial.
O secretário de comunicação já era Otinaldo Lourenço e a diretoria do jornal era composta por Carlos Vieira (diretor-presidente); Carlos Alberto (diretor administrativo-financeiro, funcionário do Banco do Brasil, neto do brigadeiro Firmino Ayres, secretário de Segurança Pública) e o jornalista Luís Ferreira (diretor técnico).
Na foto, em primeiro plano, da esquerda para direita, posso identificar: Otinaldo Lourenço, secretário de Comunicação; Milton Vieira (Finanças); governador Ernani Sátyro; Aluísio Afonso Campos; José Américo de Almeida; Carlos Vieira (diretor-presidente de A União, discursando); Lourdinha Luna; Otacílio Silveira e José Alves de Oliveira.
Sem Comentários