A FOTO DE CHICO PINTO
Chico Pinto envia uma fotografia do passado. Eu não estou nela, mas nela estão pessoas que passaram por nossas vidas e deixaram marcas. Alguns ainda vivem, outros já morreram, mas todos impactaram de alguma forma o passado que vivemos.
As fotografias são mais fiéis do que nossas lembranças. De vez em quando me pego pensando se realmente aquilo que pensei viver, existiu mesmo. Na foto a dúvida some, a certeza bate à porta, tudo é real, embora passado e nostálgico.
Na foto de Chico Pinto dá pra ver Biu Galinha que já nos deixou. De Biu carrego duas imagens, as últimas: No velório de Arlindo Almeida ele deplorava os efeitos do câncer. Tempos depois, no seu velório, pude ver o quanto o câncer é deplorável.
Ali atrás está Ferretão, o homem que cuidava das oficinas de A União e cuidava da gente. Vem a lembrança daquela agressão de Zé Ramalho a Carlos Aranha e a pronta intervenção do gigante do jornal, chamando para si a responsabilidade do enfrentamento.
Tem um Hilton Gouveia ainda jovem, um Camurça com cara de menino, Barbosinha exercitando o seu sorriso, Antonio Costa com os cabelos ainda pretos, os rapazes das oficinas, as moças da redação, tanta gente boa, gente que sumiu da convivência e agora retorna viva, doce e atual, graças a foto que Chico, também presente na foto, enviou.
Ando meio bisonho atualmente. A idade é a culpada, dizem. Começo a sentir saudade de tudo, a me emocionar com lembranças, a sentir o choro chegando ao som da música de antigamente.
Vou bloquear Chico Pinto.
Ele é malvado, faz isso de propósito, quer me ver chorar.
CHEGOU MARIAH
No meio da semana aporta na minha caixa de mensagens a informação emocionada de um avô carregado de alegria incontida: Mariah chegou. O avô é Zeca Ricardo Porto. Ele e Salete comemoram o nascimento de Mariah, a filha de sua filha Maria Luiza com Matheus Bezerra, este último prefeito de Bananeiras.
LUIZ E TÂNIA
Depois de um ano isolados do mundo, recebemos aqui em casa Tania e Luiz, respectivamente irmã e cunhado de Dona Cacilda e cunhada e concunhado do Tião Bonitão que vos fala.
A conversa foi longa e tinha que ser para caber todos os assuntos pendentes.
ELEIÇÃO PARA A ACADEMIA
Angela Bezerra de Castro publicou em A União o edital para a escolha do imortal que vai ocupar a cadeira do falecido Juarez Farias. Estão inscritos Helder Moura, Andréa Nunes e Cleanto Gomes. A Comissão Eleitoral é formada pelos acadêmicos Milton Marques e Abelardinho Jurema, sob a Presidência de Ramalho Leite.
ZÉ PEREIRA
Ontem revi José Pereira Lima Neto. Remoçou durante a pandemia. Deve ser por causa do sucesso do Memorial Pereira Lima construído e mantido por ele em Princesa. Uma obra marcante, que resgata a memória do seu pai, o inesquecível Aloysio Pereira e do seu avô, o lendário coronel José Pereira.
3 Comentários
Amei a foto da A União. Gosto de fotos antigas. Elas nos fazem rir e se emocionar.
Tião, é impressão minha ou dona Cacilda está com o dedo médio estirado para o bonitão que fez o registro fotográfico da reunião em família.
Tá não, Zé, ela tá apontando para o futuro