Destaques

Domingueiras do Tião

3 de março de 2024

A VIAGEM DE TOINHO

O intrépido repórter Toinho Vicente pegou o ônibus na rodoviária de João Pessoa às 10 da noite com destino a Piancó, sua terra natal. Ia para a Festa de Santo Antônio, o padroeiro, evento que atraía e ainda atrai políticos a cata de prestígio e lindas moças em busca de maridos.

Enquanto esperava o início da viagem, ficou tomando umas lapadas de Maribondo num boteco próximo ao terminal e, quando a viagem começou, já estava triscado.

Mesmo assim, à cada parada, dava um jeito de descer dizendo que ia ao banheiro e aproveitava para “lavar a goela”. Foi assim até chegar em Patos, de onde partiu “pra lá de Bagdá”, acreditando que no sono  até Piancó ficaria em ordem para se apresentar à família.

Mas quando abriu os olhos verificou que o ônibus já passara de Conceição e preparava os passageiros para subir a serra de Bonito de Santa Fé.

Desceu avexado e foi esperar o ônibus de volta a João Pessoa, com passagem por Piancó. E enquanto o ônibus não chegava, foi ao barzinho ali perto tomar uma lapada para tirar a ressaca. E de lapada em lapada, já entrou no ônibus trocando as pernas. Sentou, fechou os olhos, dormiu e só acordou em Patos.

– Tá camulesta! Desse jeito eu num chego nunca!” – falou alto. E comprou nova passagem para a terra natal. Só que bebeu de novo e quando se preparou para descer estava novamente em Conceição.

O jeito foi pegar o derradeiro transporte, já amanhecendo o dia. Mas, para se prevenir, viajou em pé, heroicamente em pé, segurado na barra de ferro do ônibus e com os olhos aboticados na estrada.

 

NO CUSCUZ

Foi no cuscuz do Zé Américo que Tadeu Mendes Florêncio e Marcos Burrego me disseram que este ano eles vão organizar o forró dos princesenses na Capital. É uma festa já tradicional, da qual participam os filhos da cidade de Princesa que estão ausentes da terrinha e aproveitam o encontro para dançar e matar as saudades.

 

MARIA CLARA

O aniversário da linda Maria Clara foi comemorado com honras e pompas na Pedra do Amor, em Araruna. Ela é filha de Israel Lucena, meu sobrinho e, claro, neta do mano Edmilson e da sua Nélia.

 

MARIA ALICE

Outra que soprou velinhas foi a muito amada Maria Alice, filha de Raquel Lucena e neta da mana Nininha. Teve festa em Princesa.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2