Destaques

Domingueiras do Tião

6 de outubro de 2024

SOBRE CORNOS E CORNICES

O tema infidelidade conjugal hoje é abordado com civilidade pelos envolvidos e pelos que estão no entorno, mas em tempos passados foi resolvido a bala ou a facadas. Na minha terra, por exemplo, várias tragédias foram registradas por causa dessas escapulidas, principalmente de mulheres casadas infelizes no matrimônio e ansiosas por encontrar alguma felicidade em outras alcovas.

Houve casos de irmãos que mataram irmã e amante da irmã para limpar a honra da família. Conta-se que eles teriam agido por ordens da matriarca. A mãe mandou matar a filha adúltera.

Eu mesmo testemunhei o tiroteio do São Roque, no qual o chifrado atirou no que botava chifres, a bala pegou na mãe do conquistador, que atirou de volta e acertou no pai do corno. O corno voltou a atirar e matou o amante e quando fugia da cena do crime foi acertado por um tiro de rifle, morrendo na hora. Dessa tragédia sobrou apenas o pivô da violência, no caso a mulher.

Hoje ainda se registram surras do marido revoltado na mulher traiçoeira ou de mulher traída no chamado pé de lã, mas são coisas esporádicas, próprias do interior, onde a questão da honra ainda tem alguma valia.

Na cidade grande os nubentes tratam o assunto sorrindo e achando bom. Contaram-me que um marido pegou a esposa dando a um amigo do peito e esse escorregão foi administrado com boas conversas, um bom vinho, um saboroso queijo provolone e tapinhas nas costas. Claro, o marido traído teve medo de perder a mulher, em cujo nome estão as conquistas financeiras do próprio nos derradeiros anos. Ele ganhava e botava no nome da conje, com medo de descobrirem que ficara rico sem ganhar na loteria. Mas o importante é que prevaleceu o amor e ambas as partes prometeram continuar vivendo na maior harmonia.

 

NIVER DE RAMALHO

Hoje é o aniversário do amigo Ramalho Leite, que chega aos 81 anos com o mesmo vigor que tinha quando o conheci na Assembleia, menino novo, pulando num pé só e fazendo raiva aos adversários.

 

NIVER DE JÚLIA

Júlia, sobrinha de Cacilda, filha de Marcos e Dora, comemorou o aniversário em terras italianas, toda chique e bela. Daqui o meu abraço e o meu cheiro.

 

NIVER DE JOHNSIM

O amigo Johnson Abrantes também soprou velinhas e foi homenageado pelo mano e poeta Ranieri Abrantes com uma poesia muito lindra demais. Pode conferir.

 

MIGUEL E A OAB

Quando se formou em Direito o mano Miguel militou na advocacia pelos fóruns da Bahia. Passou no concurso para delegado de polícia de Brasília, foi delegado por muitos anos, se aposentou e agora volta à militância. A carteirinha da OAB lhe foi entregue esta semana.

 

LEITOR DO TIÃO

Honrado em ter como leitor o poeta e advogado Manoel Clementino. Daqui o meu abraço.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply MAURILIO BATISTA DIAS 6 de outubro de 2024 at 07:26

    Tião quem será este novo corno milionário,na verdade gostei do boi,vamos chamar este boi de boi NONO

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 6 de outubro de 2024 at 16:12

    MANOEL CLEMENTINO, AMIGO,
    NÃO SEI SE ESTAIS ESPIANDO,
    NO ETANTO, MESMO, AGORA,
    ABRAÇOS, ESTOU ENVIANDO,
    REGISTRANDO AS SAUDADES
    QUE, DEVAGAR, VÃO MATANDO.

    NÃO SE ESTAIS EM ARARA.
    NÃO SEI SE ESTAIS EM BELÉM
    SE SÓ FOSTES ATÉ JUDÁ
    OU SE TEM IDO MAIS ALÉM
    MAS SEJA LÁ ONDE FORES,
    ESPERO QUE ESTEJAS BEM.
    ABRAÇO, AMIGO!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.