CARNE DE RICO E CARNE DE POBRE
No açougue de Princesa a carne salgada de primeira ficava escondida debaixo da tarimba, só a “freguesia” tinha acesso. Em cima Veri, Vavá de Fofa e demais marchantes exibiam a carne dianteira, tirada da costela, dura igual a sola de sapato. Quando algum desafortunado perguntava pela chã de dentro, de logo vinha a resposta: “Essa aí só para a freguesia”.
Entenda-se por freguesia os ricos do lugar, os privilegiados. Aos demais eram destinadas a rabada, o mocotó, a carne de pescoço, a passarinha, o fígado, o bofe e os buchos.
Mas ninguém reclamava, cada um comia o que lhe cabia comer e todos eram felizes.
A turma do Cancão se vingava dos ricos da Rua Grande dizendo que a bosta deles fedia mais. “Bosta de rico fede muito”, garantia Dionísio de Vitalina, com a devida concordância de Wilson Buchim, Mundinho de Rosa, Zé de Biu, Dedinha de Jobilino, Teté Passarinho, Zé Lambreta, Tonheca de João Oliveira, Toinho de João Braz e João de Cacilda, entre outros.
No meio dos pobres de vez em quando aparecia algum menino rico. Toinho de Minininha passou uns dias no Recife e voltou chiando, falava abusando do X: “Eu adoro tomar um uixque na Muxtardinha”, dizia ele.
Chico de Madalena foi outro que passou seis meses em São Paulo, retornou a Princesa e, para se amostrar, entrou na venda de Luizinho de Calu dando ordens: “Oh Luizinho, bota aí uma ixkol!”
Voltando ao açougue: além da carne de boi, as tarimbas com bode e porco se multiplicavam. Augusto Preto vendia porco. Certo sábado, já no fim da feira, começou a salgar as sobras quando conhecido maloqueiro do Gavião se achegou e propôs:
– Seu Augusto, pese aí dois quilos de carne que sábado eu pago.
Augusto Preto, sem parar de jogar sal na carne, apenas resmungou:
– Eu já tô “saigando” pra não perdê…”
FALTOU O PT
Na foto que registra para a posteridade a reunião da granja em torno de uma união política para 2026 tem o governador Joãop Azevedo, o prefeito Cícero Lucena, o vice Leo, o presidente da Câmara Hugo Motta, o presidente da Assembleia Adriano Galdino, a senadora Daniela Ribeiro,o deputado Aguinaldo Ribeiro e o vice-governador Lucas, mas falta o PT, não tem representante do partido de Lula, e olhem que o PT é um dos maiores defensores do atual Governo e apoiador inconteste do esquema para as eleições de 2026.
Se foi falha técnica, merece explicação.
Se foi desconsideração, falta de convite, desprezo, também cabe um esclarecimento.
E no PT tem gente graduada para participar desses eventos, né não Jackson Macedo, diga se não é, Cida Ramos!
LIVRO DE RANIERY
O poeta Raniery Abrantes lançou seu mais novo livro, “Poemas Vocais”, durante manhã de autógrafo no auditório do Ferreira Costa. Gente não faltou, numa prova de que o rebento de Seu João Gonçalves é querido e admirado.
5 Comentários
Tião, se conforma que ninguém aguenta mais esse PT, o partido das trevas!
O povo que distancia dessa corja!
Acho que você é uma das poucas pessoas que ainda defende esses incompetentes!
Te orienta, mané!
XÔ PT!!!!
Rodrigo
Tem muita gente ganhando dinheiro pra falar bem do governo e mal do PT.
Tem muita gente ganhando dinheiro pra falar bem do governo e mal do PT.
TIÃO, DEIXA PARA LÁ A IGNORÂNCIA, PORQUE AS PESSOAS TEEM O DIREITO AO SEU EXERCÍCIO. AGORA ME RESPONDA: ESSE AÇOUGUE COM “CARA” DE IGREJA ANDA EXISTE?
Ainda