MÃE 1
Dona Emília mais uma vez estará ausente neste Dia das Mães. Já faz anos que a data se repete sem ela por perto.
Mas nem por isso a saudade é menor.
Faz tempo, faz muito tempo.
Ela partiu de madrugada, sozinha, direto de uma cama de hospital. Não tinha nenhum filho ao seu redor na hora do adeus. A notícia chegou com o nascer do dia e dali seguimos para as últimas homenagens. E para a cova fria do cemitério.
Nunca mais a casinha do Geisel foi a mesma.
Adeus almoços domingueiros, cantares de saudade, lembranças da terrinha que ficara perdida no sertão longínquo.
Dona Emília virou anjo e bateu asas. Foi buscar o aconchego dos braços de Miguel que partira antes, abrindo o caminho.
MÃE 2
Uma mãezona na exata expressão da palavra. Sou testemunha ocular e auricular. A mãe dos meus filhos e avó dos meus netos, Dona Cacilda, é a fortaleza que sustenta nossas vidas. Enérgica quando é pra ser enérgica, terna e doce quando o momento lhe recomenda esses sentimentos, é acima de tudo solidária e presente nas nossas vidas.
E ai de quem mexer com uma de suas crias. Vira uma fera, ganha forças, se agiganta e enfrenta qualquer parada.
Depois de Dona Emília, é, sem dúvida alguma, a maior mãe do mundo.
MÃE 3
Ela sempre foi e será a nossa menina. Mas é uma menina mãe. E que mãe! É a mãe de nossos, meus e de Cacilda, netos. Mãe de Emilia, Samuel e Priscila, que cria com a firmeza que tem de ser demonstrada por toda boa mãe.
É de herança. Uma filha de Dona Cacilda só poderia ser uma supermãe.
Niâni, alvo dos meus chamegos em dias de crianças, hoje é uma mãe com M maiúsculo a brilhar na galeria das minhas homenageadas.
MÃE 4
Ela chegou depois, mas chegou pra ficar. É a nora filha, tão filha que parece ter nascido de nós, mãe de meus dois netos lindos, Pedro e Mariana, esposa de Felipe e guerreira na exata expressão da palavra.
MÃE 5
E fechando o quadro, essas mães maravilhosas Nininha, Dorinha e Neci, aqui na foto ao lado dos irmãos Edmilson, Miguel e o Bonitão que vos fala. São mães saídas do ventre de Dona Emília e, iguais a ela, exemplos de amor, dedicação e solidariedade.
Que neste Dia das Mães sintam-se beijadas e abraçadas.
5 Comentários
Obrigada meu irmão pelo carinho?????. Te amo
Tião olhando as fotografia tu pareces mesmo é com tua mãe.
Bom dia, meu amigo véi Tião. Saudades de vê tu ali perambulando pelo shopping com a manga da camisa arregaçada e vendo o tempo passar.
Parabéns às mães da família Lucena! Hoje as Domingueiras do Tião é toda pra elas. Como diz aquela canção francesa: “Femme avec un F rose, F comme fleur”.
A tua mãe está presente no lugar onde toda mãe gostaria de estar: no coração e nas lembranças do filho.
Ela está feliz, muito feliz.