NEM O BISPO ESCAPOU
As Domingueiras nasceram para falar do trivial, das festinhas, dos bolinhos, das farrinhas e assim por diante.Mas não há como escapar dessa notícia: Faleceu ontem, sábado, vítima do Covid 19, o bispo da Diocese de Palmares, Pernambuco, Dom Henrique Soares Costa, de 57 anos.
Dom Henrique estava desde o último dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Memorial São José, do Recife, e no último dia 16 apresentou dificuldade para respirar e queda na oxigenação sanguínea. Por causa do quadro delicado, o religioso precisou ser entubado.
QUITÉRIA E NENEM
Eu era menino – por isso já faz tempo – e elas duas já eram veneráveis senhoras, mães de numerosas proles, esposas dedicadas. Dona Quitéria, esposa de Seu Simpilício (o chamávamos assim) e Nenem mulher de Mourão, o sopro de trombone mais bonito da região. Simpilício e Mourão se foram, alguns filhos de ambas também, mas as duas permanecem ali em Princesa, firmes e fortes, cada uma com mais de 100 anos, vendendo saúde e soprando as velinhas.
Que continuem vivendo, para alegria da imensa família de Princesa.
KLEBER E GRAÇA
Os conheci durante uma dessas viagens da melhor idade. Fomos a Triunfo, terra do frio e da cachaça do mesmo nome. E desde então a amizade continuou. Esta semana, mesmo com Covid, o casal Kleber e Graça comemorou 43 anos de feliz união.
Graça é filha de Doutor Lourival, ex-promotor de Princesa. Kleber, claro, é o marido dela. E os dois são nossos, meu e de Cacilda, amigos do peito e do coração.
KUBI E FRANCIS
Dele sou fã declarado, dela sou admirador confesso. Acompanhei o namoro dos dois, o casamento e agora testemunho o aniversário de casamento. Mesmo ao longe, mando o abraço acochado a Kubi Pinheiro e sua Francis pelos 27 de um casamento arretado, feliz, de pé enfiado e de muitas festas futuras.
E como ele mesmo diz, “que Deus ilumine os dias que virão”.
NIVER DE DOMINGUINHOS
Ele é polêmico, teimoso, brigão, mas é um ilustre conterrâneo, bom de escrita e de fala. Por isso merece ter o registro neste espaço pelo seu aniversário transcorrido esta semana. Domingos Sávio Maximiano Roberto, ou Dominguinhos, é ex-prefeito de Princesa e um baita escritor.
NIVER DE JOÃO VANILDO
João Vanildo dividiu comigo e com o Cabo Tenório um escritório de advocacia em João Pessoa, mas só ele tinha clientes. Eu e Tenorio matávamos o tempo e João dava show. Ficamos amigos desde aquela época. Hoje ele advoga no sertão e, nas horas vagas, cuida de sua bem montada granja em Jurú, onde tem de tudo um pouco, desde as frutas e verduras, aos bichos como porco, bode, galinha, guiné e tanajura. O aniversário de João Vanildo foi muito festejado. Pena que a Covid não tenha me permitido ir.
2 Comentários
Neste final de semana o “circo” voltou, trazendo de volta a sua atração principal: o palhaço que provoca choros, e que conseguiu a façanha de encher com mais de 78 mil vitimas os conhecidos espaços de 7 palmos.
E o palhaço reapareceu com um nivo show: Tomem Annita, como eu!
Pelo visto o outro show dele, chamado Tomem Cloroquina, não atingiu o sucesso esperado.
E como, dizem os adeptos das religiões orientais, ele está sorrindo até com o figado! Epa! Figado sorrindo à base de Annita? E depois de tanta Cloroquina?
Até parece que o show do palhaço é fake!
O cacique Raoni está internado em um hospital de Sinop, Mato Grosso, com anemia causada por uma provável hemorragia gastrointestinal, além de apresentar desnutrição e desidratação.
Ele estaria com depressão desde a morte da esposa, Bekwika Metuktire, no dia 23 de junho. O casal estava junto há mais de 80 anos. Bekwika teve um infarto e não resistiu.
As informações são do Instituto Raoni.