UM BAIRRO CHAMADO SAUDADE
A cidade de João Pessoa, amores de Gonzaga Rodrigues, guarda um pedaço do ontem que faz o visitante que pisa no seu chão sentir-se transportado ao passado, personagem de um tempo vivido pelos que hoje habitam a lápide fria do Boa Sentença.
É o bairro do Roger, perto do centro da cidade. Casas e casarões guardando o antigo como presente, o passado em nome do futuro, o ontem para a nostalgia do hoje. Janelas de madeira trabalhada, onde certamente a mocinha que depois se tornou avó se postava para ver o amado passar em caminhar de amor.
As ruas são estreitas, como estreitas eram as ruas de antigamente. Em tudo se respira saudade. Até os que nasceram depois, feito eu, sentem-se personagens daquele tempo, moradores daqueles tetos, seresteiros daquelas sacadas de valsas e chorinhos de cavaquinho.
A igrejinha, com suas torres cor de rosa tem no alto de uma delas os dois sinos que ainda repicam aos domingos chamando os fiéis para a missa matinal. E nos dias de tristeza, tocam finados avisando que o Roger ficou com um morador a menos.
Na esquina da rua próxima, onde o menino corre atrás da bola, atrapalhando o caminhar do vendedor de manguzá com seu galão de comida nas costas, a mulher vende bolo de festa e salgadinhos com sabor de quero mais.
O cachorro preguiçoso caminha pelo calçamento irregular, ciente de que ali carro nenhum vai atrapalhar seu rumo.
Casais de velhinhos sentam-se nas calçadas das casas, de mãos dadas, olhando o por do sol e lembrando com a saudade própria de quem viveu aquele momento infinitas vezes.
É um pedaço de passado, ainda preservado, que vive ileso à sanha imobiliária da cidade, graças ao esforço dos próprios moradores, nativos e adotivos feito Vital Farias. E que deve permanecer assim, mesmo que a cidade toda se transfira para o mar, como vem acontecendo. Garanto que do Roger não haverá desertores.
NIVER DE NININHA
Ela é minha irmã e, nessa condição, sou suspeito para exaltar as suas qualidades. E também não poderia dizer tudo que ela é num espaço tão restrito. Mas isso é o que menos importa neste momento. Importa mesmo é registrar mais um aniversário desta guerreira chamada Nininha Lucena, minha irmã, minha amiga, exemplo para todos nós filhos de Seu Miguel Fotógrafo e Dona Nila do Cancão.
Parabéns, minha irmã.
Que Deus nos conceda o privilégio de comemorar infinitos outros aniversários ao longo do tempo que ainda nos resta.
2 Comentários
O Polêmica Paraiba divulgou os nomes dos candidatos a prefeito de João Pessoa que já começaram a prestar contas à justiça eleitoral.
A matéria também traz uma arte com a foto dos candidatos com dinheiro nas mãos.
Tudo certo? NÃO!
O candidato que mais gastoh até o momento, de acordo com o site, não foi Ricardk Coutinho, foi o Raoni Mendes.
Entretanto, o site colocou o Ricardo Coutjnho com notas de 100 reais nas mãos.
POR QUÊ?
PARA PASSAR UMA MENSAGEM SUBLIMAR AOS ELEITOREES?
PARA DEIXAR UMA IMAGEM NEGATIVA NO AR?
POIS ELES CONSEGUIRAM, SIM!
CONSEGUIRAM DEIXAR UMA PÉSSIMA IMAGEM DO PRÓPRIO SITE DE NOTÍCIAS. PARABÉNS!
Pode ter carreata de calango, lagartixa, com caminhão de som , e tudo o mais, em plena 10 horas da manhã de hoje, descendo pela Av. Min.Jose Americo de Almeida em direção à praia?
Cadê a fiscalização do TRE?
Mas o pior é que liguei para o 3512-1200, TRE, o segurança atendeu, me informou, gentilmente, o telefone do plantão, 3512-1041, que só atende depois das 14:00H. E aí, o que se pode fazer enquanto o plantão do TRE está fechado?
Se está proibido fazer carreata, aglomeração, e etc, alguém está cometendo crime eleitodal, ou não?