Destaques

DOMINGUEIRAS DO TIÃO

25 de outubro de 2020

GALINHO ASSIS

Galinho Assis ERA um agente fiscal enjoado, acochado e brabo, que foi mandado pra Princesa para acabar com o contrabando de algodão, couro de bode, couro de boi, agave e feijão de arranca que na década de 50 proliferava por  aquelas bandas. Intransigente no cumprimento do dever, Galinho Assis não respeitava idade nem poderio de ninguém. O sujeito podia ser afilhado de Nominando ou Aloysio Pereira, os dois comandantes políticos da região, que pagava imposto do mesmo jeito.

A fama de Galinho se alastrou pela região e todo sonegador fugia dele como o diabo da cruz. Pedidos e mais pedidos chegavam à mesa do secretário das finanças do Estado, para que ele fosse transferido, mas o secretário nem ligava, pois precisava de um agente valente para botar as coisas nos eixos naquelas paragens.

Em Tavares morava um galego enxerido, que se gabava de passar pitu em todos os agentes do Fisco. Nunca fora pego por ninguém. E levava seu contrabando até mesmo para João Pessoa sem que fosse incomodado.

Assis chegou na cidade disposto a acabar com a fama do dito cujo. Se informou dos seus hábitos e montou guarda no cabaré de Tavares, bem na saída da cidade, esperando a hora de dar o bote. Para se prevenir, pediu que um menino ficasse vigiando a estrada, para avisá-lo quando o criminoso passasse com a sua carrada de muambas.

Estava na metade da cerveja, com a fogosa Goreti de Antonio de Angélica no colo, quando o esbaforido menino deu o alarme, dizendo que o galego já estava na estrada, em demanda da Capital. Galinho botou o jeep 57 atrás dele e foi pegá-lo na praça principal de Juru. Mandou parar, peguntou o que levava, para onde ia, pediu as notas e pôs-se a verificar. Soube que o cabra se dirigia à Bayeux, perto de João Pessoa, levando agave para uma fábrica de cordas que ali existia. Aliás, o galego era empregado da tal fábrica. Galinho analisou a documentação e aí anunciou:

-Vou tirar a nota para João Pessoa”. Claro que o galego discordou, pois além de pagar mais imposto, desviaria seu rumo para além do destinatário. Diante da resistência, nosso valente Galinho sugeriu:

– Então eu tiro para Santa Rita, que fica antes de Bayeux e você paga menos….

Mais uma vez o galego disse que não aceitava, que a nota tinha que ser correta, direta para Bayeux. Aí Galinho Assis perdeu a esportiva: – Sendo assim não tem nota nenhuma e a carga tá presa!” O galego também se exasperou, puxou o 38 e desafiou: -Eu solto na bala!

Galinho puxou também o seu e o duelo parou a cidade. Todo mundo se escondeu, esperando o espocar dos tiros.

Foi quando chegou Mundinho de Nezinho, chefe da coletoria, que tinha sido avisado em Princesa e correu para evitar a tragédia. Primeiro abordou o galego, para saber do ocorrido. O galego denunciou que o guarda Galinho queria tirar a nota errada, ora para João Pessoa, ora para Santa Rita, mas nunca para Bayeux, que era o era o destinatário da carga. Mundinho foi até Assis, que se protegia atrás do muro do coreto com seu revolver pronto para entrar em ação, e logo perguntou: – Que é isso, Assis, logo você querendo fazer a coisa errada!

Assis chamou-o a um canto, certificou-se de que ninguém estava olhando ou ouvindo e lhe confessou, cochichando:

– É que eu não sei escrever a palavra Bayeux!

 

NIVER DE 1BERTO

Ele anda sumido, diz que por decisão própria, mas acho que não tinha e não tem o direito de sumir sem dar notícias. Agora mesmo fico sabendo do seu aniversário pelas redes sociais. Logo ele, 1berto de Almeida, o falante!

Sumido ou não, porém, contudo e todavia, faço aqui o registro do seu níver, desejando que passe da adolescência para a idade adulta escrevendo bem como sempre e alegrando corações e mentes por esse Brasil afora.

 

NÍVER DE HILOMAR

Hilomar Araújo é o cronista do cotidiano esportivo da Paraíba. Fala bem, argumenta bem, é gente fina e da melhor qualidade. Por  isso recebeu tantos abraços pela passagem do seu aniversário.

 

NÍVER DE NAKAMURA

E o que dizer de Nakamura Black, o príncipe de ébano da radiofonia paraibana!

Antes nos víamos mais, no entanto a geografia, que separou a gente, deu-me a grande oportunidade de revisitá-lo agora, com a festa de seu aniversário, que a pandemia me obrigou a comemorar on line.

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply Angela 25 de outubro de 2020 at 08:35

    Imaginemos que estamos no comecinho dos anos 1900’s.
    A capital federal ainda é o Rio de Janeiro.
    O presidente da República não é Rodrigues Alves, e sim Jair Bolsonaro.
    Um jovem médico sanitarista chamado Osvaldo Cruz enfrenta todos os desafios para livrar a capital federal da febre amarela, da peste bubônica, e da variola.
    Conseguem imaginar o que poderia ter acontecido com o Rio de Janeiro?

    Como Bolsonaro é saudosista, ele tenta, nos dias atuais, recriar a Liga contra a vacinação obrigatória que se opunha às medidas sanitárias de Osvaldo Cruz.
    Felusmente, Osvaldo Cruz saiu vitorioso na sua luta, salvando milhares de vida, apesar dos politicos, e da imprensa combaterem as suas iniciativas.

    E agora, quem nos salvará do negacionismo do Bolsonaro?

    Quem terá a mesma coragem de Osvaldo Cruz?

  • Reply Delfos 25 de outubro de 2020 at 09:59

    Na briga entre o ” exterminador do futuro” e “Maria-Fofoca” uma coisa chamou a minha atenção: em nenhum momento o Sr. Salles fez qualquer alusão a corte de verbas feito pelo Sr. Guedes.
    O que se viu foi o Sr. Salles dizer que o fato do IBAMA e o ICMBio estarem à mingua se deve à falta de doações ao Fundo Amazônia.
    E quem são, ou melhor, eram os maiores doadores do Fundo Amazônia? Alemanha e Noruega.
    Se levarmos em conta que a Alemanha está entre os principais paises europeus que condenam a politica ambiental da dupla Salles/Bolsonaro, que condenam o desmatamento, invasão de terras indígenas, e queimadas criminosas.
    Se levarmos em conta que a “politica ambiental” da dupla Salles/Bolsonaro resultou na não aceitação do Acordo União Europeia/Mercosul por vários paises europeus. Não chama a atenção a fala do Sr. Salles?
    Para mim ficou a impressão que poderia estar havendo uma possível chantagem aos paises doares do fundo.
    E qual seria a intenção?
    Mais óbvia impossível: o retorno das doações significaria o “selo de aprovação ” da Alemanha e Noruega à “politica ambiental” do atual governo.
    Isso reoresentaria também a aprovação do Acordo EU/Mercosul.
    Se você tem alguma dúvida à respeito, talvez seja melhor não ter. Tudo o que se possa pensar de pior em termos das reais intenções da dupla, pode ser ainda pior do que se imagina.
    E onde fica nesta história, o gal.Mourão, presidente do Conselho da Amazônia?Talvez caiba a ele o papel de “encantador de serpentes”. Papel que ele tentou exercer com eficiencia 2 dias atrás quando se reuniu com embaixadores e representantes de paises europeus signatários da carta enviada ao governo brasileiro, em setembro, cobrando providências em defesa da Amazônia.
    O que disse Mourão aos representantes dos paises europeus? Até 2023 reduziremos em 50% os desmatamentos.
    Os europeus acreditaram? Duvido!

  • Reply Delfos 25 de outubro de 2020 at 10:24

    APÓS UM ANO DE PROTESTOS, O CHILE HOJE VAI ÀS URNAS PARA VOTAR NO PLEBISCITO SOBRE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO OU MANUTENÇÃO DA CONSTITUIÇÃO HERDADA DO GOVRRNO PINOCHET.
    MUDANÇA DE CONSTITUIÇÃO PODE ACABAR COM A FAMIGERADA CAPITALIZAÇÃO DAS APOSENTADORIAS, QUE TANTA MISÉRIA TROUXE AOS APOSENTADOS CHILENOS.

    ALGUÉM EM BRASILIA DEVE ESTAR COM UMA GARRAFA DE CHAMPAGNE, E UMA CAIXA DE LENÇOS, SOBRE A MESA.
    QUAL ELE USARÁ? DEPENDE DO RESULTADO!
    MAS DEPOIS DOS PROTESTOS GIGANTESCOS POR TODO CHILE, EU APOSTO NA CAIXA DE LENÇOS.

  • Reply Delfos 25 de outubro de 2020 at 17:29

    Em qual parte da decisão do ministro Fachin fica mantida a candidatura do Anisio Maia?
    Haveria alguma parte oculta, ou de interpretação duvidosa?
    É CLARO QUE NÃO!

    A DECISÃO FOI CLARISSIMA!

    CONTINUAR SE FAZENDO DE DESENTENDIDO, NÃO VAI ADIANTAR DE NADA!

    QUALQUER DECISÃO CABE EXCLUSIVAMENTE AO TSE.

    TRATEM DE COMPRAR LENÇOS POR QUE O CHORORÔ VAI SER GRANDE.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.