Nas últimas semanas, com a chegada do Coronavírus ao Brasil, vimos, nas redes sociais, um meme com a seguinte mensagem: “Se o coronavírus matasse uma pessoa a cada duas horas, totalizando 4.476 mortes em um ano, estaríamos completamente em pânico! No Brasil, uma mulher é morta a cada duas horas e ninguém quer enxergar isso como uma epidemia”.
A mensagem alerta para o quadro que não pode mais ser silenciado: vivemos, sim, uma epidemia que atenta contra a vida das mulheres no Brasil. Os dados estão aí para evidenciar. A cada 4 minutos, uma mulher é agredida; a cada 2 horas, uma mulher é morta. Em 2018, 1.206 mulheres foram vítimas de feminicídio e em 88% dos casos, o autor era o companheiro ou ex-companheiro. As fontes são do Ministério da Saúde e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Diante deste cenário, a Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro se propôs a realizar o primeiro bate-papo on-line do ano, na próxima segunda, 9, a partir das 19h, com o tema “Violência contra a mulher”, que poderá ser acompanhado, ao vivo, na sede da Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília.
O intuito do debate – que tem o apoio do Partido Socialista Brasileiro e da FJM – é debater os vários tipos de violência cometidos contra a mulher e alertar a população feminina sobre seus direitos. A mediação será feita pela jornalista Maria Paula e contará com a participação da professora Luciana Panke (UFPR), da ativista Rosa Maria, membro da Promotoria Legal Popular (PLP) e da defensora pública e coordenadora da Comissão dos direitos da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rita Lima.
Participe presencialmente na sede da FJM ou com sua audiência e envie perguntas e dúvidas para as participantes. A iniciativa encerra a campanha virtual da Secretaria Nacional em alusão ao 8M que produziu uma série de cinco vídeos sobre os diversos tipos de violência que acometem a mulher
A transmissão, ao vivo, poderá ser acompanhada pelos nossos canais on-line e também nas redes do PSB Nacional 40 e da Fundação João Mangabeira.
BIOS DAS PARTICIPANTES:
- Luciana Panke é professora do Departamento de Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, desenvolve pesquisas acerca de discursos, campanhas eleitorais e participação política feminina. Foi reconhecida como uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política da América Latina pelo Victory Awards 2016.
- Rosa Maria é Promotora Legal Popular (PLP) e atua na formação de mulheres para o fortalecimento dos direitos da população e para o combate à discriminação e à opressão, por meio do conhecimento dos direitos e dos caminhos de acesso à justiça.
- Rita Lima é defensora pública e coordena a Comissão dos Direitos da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), é mestra em Direito e Políticas Públicas e possui ampla atuação em Direito de Família e Direito das Mulheres.
- Maria Paula Andrade (mediadora) é mulher negra. Jornalista e comunicóloga. Mestre de cerimônias há dez anos. Apresentadora do programa Câmara Ligada, da TV Câmara. Assessora de Comunicação na PM-DF. Coordenadora e voluntária dos projetos Banho do Bem e Lavanderia do Bem. Jornalista da TV BAND, também é apresentadora de diversos eventos da cena artística e cultural da cidade, como o Aniversário de Brasília, Festival Blues e Jazz do Banco do Brasil, Festival
SERVIÇO:
O QUÊ: Encerramento da campanha da Secretaria Nacional de Mulheres do PSB sobre o 8M Dia Internacional da Mulher com bate-papo “Violência contra a mulher”, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da secretaria.
QUANDO: Segunda-feira, 9/3
HORAS: A partir das 19h
LOCAL: Sede da Fundação João Mangabeira, Setor de Habitações Individuais Sul QI 05 CONJUNTO 02 CASA 02 – Brasília, DF,
LINKS DAS REDES PARA ACOMPANHAR A TRANSMISSÃO:
- PSB Nacional 40: https://www.facebook.com/psbnacional40/
- Secretaria Nacional de Mulheres do PSB: https://www.facebook.com/mulherespsb40/
- Fundação João Mangabeira: https://www.facebook.com/Fjoaomangabeira/
BLOCOS:
- 1 // TEMA: Violência Política PARTICIPANTES: Luciana Panke
TEMPO: 20 min de exposição para cada participante [totalizando 40 minutos] + 20min perguntas da plateia e/ou audiência
- 2 // TEMA: Violência Cotidiana PARTICIPANTES: Rosa Maria + Rita Lima
TEMPO: 20 min de exposição para cada participante [totalizando 40 minutos] + 20min perguntas da plateia e/ou audiência
PEDIDOS DE ENTREVISTA:
Envio de perguntas para << [email protected] >>
Sem Comentários