Estão querendo puxar o tapete de Lula de todo jeito. Não vingou o impeachment, querem criar o semipresidencialismo para tornar o presidente uma espécie de rainha da Inglaterra, aquela que reina, mas não manda.
A PEC do semipresidencialismo já foi protocolada. O centrão reuniu 181 assinaturas, dez a mais do que o necessário, só falta Hugo Motta dar o aval para o projeto ir à Comissão de Constituição e Justiça e de lá para o plenário.
O autor da PEC é Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e o coautor Lafayette Andrada (Republicanos-MG), o Republicanos lidera a lista, com 36 assinaturas, seguido pelo União Brasil, com 28 apoios. O Partido Progressista (PP) contribuiu com 22 assinaturas, o PSD teve a adesão de 16 deputados e o Partido Liberal (PL), principal legenda de oposição, aderiu com 33 assinaturas.
O engraçado nisso tudo é que os partidos signatários da PEC, a exceção do PL, estão mamando nas tetas do Governo, têm ministros ao lado de Lula e seus integrantes despacham com o presidente, tiram fotos com ele e nos seus Estados empregam apadrinhados em cargos federais.
O semipresidencialismo é um sistema no qual o presidente da República mantém funções estratégicas, como nomear ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), indicar chefes de missões diplomáticas e dissolver a Câmara dos Deputados em situações de crise. Já o primeiro-ministro, escolhido pelo Parlamento, seria responsável pela administração direta do governo, incluindo a execução do orçamento e a definição de políticas públicas. E é aí onde mora o perigo. Já pensaram o que fariam com as famosas emendas parlamentares?
6 Comentários
Outro GOLPE, o BRASIL não tem JEITO, INFELIZMENTE!!
O que for necessário para tirar esta corja PTista do poder eu apoio.
Eita povo incompetente do krai.
Fuderam a economia do país em menos de de dois anos.
Putaqparius!
Este é um problema antigo, desde os tempos de D. Pedro I. Os políticos brasileiros são representantes de oligarquias regionais, que desejam descentralizar o poder, enquanto o governo central obviamente procura centralizá-lo. No Império, esses embates levaram a deposição de D. Pedro II. Na República, culminaram em governos autoritários, como o Estado Novo de Vargas e a Ditadura Militar iniciada em 1964, que centralizaram o poder novamente nas mãos do governo central.
Bom ERA O GOVERNO DO bozo, genocida, NEGACIONISTA, TERRAPLANISTA, EXTREMISTS, FUNDAMENTSLISTA E MILICIANO, TAVA MELHOR?
Lula é ruim, o governo nao presta, é progressista , humanizado, mas, os bolsominions, não, são chegados, né verdade!! Kkk
Políticos bolsonaristas foram a favor do golpe disfarçado de impeachment da Dilma justificando que era pra acabar com a corrupção. Hoje querem acabar com a Lei da Ficha Limpa porque estão sujos por causa de corrupção.
Vai entender.