A denúncia contra Jair Bolsonaro, pela Procuradoria Geral da República, foi recebida em silêncio sepulcral pelos governadores do Nordeste. Destes, apenas a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, se manifestou nas redes sociais. Ela defendeu a condenação de Bolsonaro e de mais 33 pessoas envolvidas no golpe de Estado. Os demais governadores, incluindo os petistas Elmano de Freitas (Ceará), Rafael Fonteles (Piaui) e Jerônimo Rodrigues (Bahia), até o momento estão mudos e calados.
O silêncio chama a atenção porque, durante os quatro anos de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os governadores nordestinos foram hostilizados e chamados de desonestos, pesando sobre eles a acusação de desvio de dinheiro da Covid.
Em julho de 2019, primeiro ano do seu mandato, Bolsonaro se referiu aos gestores nordestinos em tom pejorativo, dizendo que “daqueles governadores de “paraíba” o pior é o do Maranhão, tem que ter nada com esse cara”, numa citação ao então governador Flávio Dino.
Os ataques aos governadores também se seguiram durante a pandemia de Covid-19, quando o ex-presidente se posicionou contra as medidas sanitárias de distanciamento social adotadas pelos estados, além de fazer campanha contra a vacina a estimular as pessoas a irem contra os decretos dos governadores.
Só Fátima, apenas ela, teve a coragem de comentar a denúncia. Ela se manifestou assim nas redes sociais:
“A denúncia contra Bolsonaro, Braga Neto e outros golpistas é um marco na defesa da democracia. As provas são incontestáveis. Que a justiça seja feita de forma implacável para que nunca mais ameacem o Brasil.”
3 Comentários
Até JOÃO????
Tem blog da PARAIBA, também, ignorando a notícia, tão relevante e importante para a DEMOCRACIA!!
Tão com medo, será?????