POR FLÁVIO LUCIO VIEIRA
Em live realizada no início da noite desta terça (16/06), da qual participaram a deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR), e a ex-secretária de Finanças do governo Ricardo Coutinho, Amanda Rodrigues, ficou explícita a preferência da presidenta nacional do PT por uma aliança na Paraíba com o PSB.
Durante quase uma hora de conversa e troca de ideias, Gleise e Amanda começaram tratando da perseguição a Lula, na destruição da política e de como isso resultou na eleição de Jair Bolsonaro:
Fora da política tem a barbárie. A negação da política, a criminalização da política resultou em Jair Bolsonaro. O Brasil está pagando um preço altíssimo que é ter essa pessoa presidindo o país. Uma pessoa autoritária, que não tem responsabilidade, que não está capacitado para govenar, está jogando o Brasil no caos, que não se preocupa com a vida das pessoas. Esse é o principal resultado se Sérgio Moro.
As duas fizeram duras criticas ao governo Bolsonaro, à ausência de política de apoio aos mais pobres, à preservação do emprego e à preservação das empresas durante a pandemia de coronavírus.
Depois, avaliaram o quadro eleitoral que será fortemente marcado pela crise sanitária e econômica. Para Gleisi Hoffman, as eleições serão uma oportunidade dos partidos de oposição se dirigirem ao povo brasileiro, e certamente serão ouvidos porque as pessoas começaram a perceber que do jeito que está “nós não vamos conseguir vencer a crise.”
Para Hoffman, a eleição de 2020, apesar de ser municipal, terá uma forte influência do componente nacional por conta da “desestruturação do Brasil”, que começou quando, ainda no governo Temer, foi aprovada a “PEC do teto de gasto público”, que foi apoiada e mantida por Jair Bolsonaro. Só do SUS, foram retirados mais de R$ 20 bilhões de reais desde 2017, dinheiro que está fazendo falta hoje.
Gleisi usou uma expressão que mostra que as alianças no campo da oposição progressista são uma necessidade: “E, claro, caminharmos juntos com os partidos irmãos, aqueles partidos que fazem oposição ao governo Bolsonaro e que já caminharam juntos na eleição se 2018.”
Gleise Hoffman fez uma menção direta ao “PSB da Paraíba, do ex-governador Ricardo Coutinho, que sempre foi muito aliado”, certamente lembrando dos momentos mais difíceis pelos quais o PT atravessou depois de 2015, que teve no então governador paraibanos um aliado correto e leal, inclusive no apoio à candidatura de Fernando Haddad na eleição.
“Eu espero que possamos caminhar juntos em João Pessoa e na Paraíba”, disse Gleise Hoffman, que sem a menor sombra de dúvida, fala também em nome de Lula.
Ao aceitar o convite de Amanda Rodrigues, que é apontada pela imprensa como uma das possíveis candidatas do PSB à Prefeitura de João Pessoa, e declarar que defende a manutenção da unidade do campo progressista, Gleisi Hoffman deixa claro que a estratégia do PT nacional, principalmente em João Pessoa, é manter a aliança com o antigo aliado.
O vídeo da live pode ser conferido nesse link do Instagram.
3 Comentários
Tô com elas.
Voto nela.
Na Paraíba PT e PSB estão no fundo do poço! O PSDB está indo no mesmo caminho! O PP, do mala Aguinaldo Ribeiro, vem comendo pelas beiradas.
viuge quanta surpresa boa: Amanda e Diego Lima.
tô dentro!